The Boundary Home

1

Conheça a casa que nunca deveria ter existido.

O projeto fica nos limites entre as áreas urbana e rural do Japão, assinado por Atelier Tekuto.

Em tese, a Boundary Home não poderia ter sido construída devido às políticas japonesas de controle de zoneamento. Porém, o arquiteto Yasuhiro Yamashita adquiriu direitos sobre as terras para poder realizar seu projeto em harmonia com o meio-ambiente.

Ao invés de impor um estilo arquitetônico urbano, Yamashita optou por um viés mais natural, explorando os cinco sentidos humanos, o que faz com que os moradores aproveitem a casa e desconheçam qualquer tipo de fronteira.

A estrutura da edificação é parecida com um labirinto, para que os interiores se mesclem com o exterior.

Dezesseis clarabóias, algumas com aberturas, ajudam a encobrir os limites e contrastes. Entre a residência e a natureza, apenas vidro embutido.

O arquiteto enfatiza: “queria criar um espaço onde é difícil distinguir entre os dois (área interna e externa), ao escolher cuidadosamente materiais para paredes – 62 mm de puro cedro oriental envernizado – pisos e teto. Portanto, escolhemos materiais de alta densidade, revestimentos em branco e materiais texturizados para o forro. Acredito que a escolha dos materiais certos pode ser mais eficaz que simplesmente inverter o projeto de fora para dentro”.

Para completar, um jardim foi situado no terraço. Quando as plantas crescerem, a Boundary Home vai parecer que sempre esteve lá.

fotos Toshihiro Sobajima

Veja também:  Concretitus: um olhar delicado aplicado ao concreto

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Deixe um comentário