Se você é apaixonado por Arquitetura e decidiu que quer transformar esse amor em profissão, é preciso – além de estudar muito – saber escolher qual instituição de ensino tem uma boa relação de ensino na área. Mensalidades, vestibular, disciplinas diversificadas, possibilidade de aperfeiçoamento e prática da profissão ainda durante o curso são fatores que podem dar muita dor de cabeça, mas devem ser pesquisados antes de ingressar em um curso superior.

Mas relaxe – o bim.bon fez uma seleção de 7 universidades que estão entre as melhores do Brasil quando o assunto é Arquitetura e Urbanismo. Confira:

USP – Universidade de São Paulo

Com o melhor curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil segundo o Guia do Estudante, a USP é uma das mais importantes universidades do mundo. A duração do curso de Arquitetura é de 5 anos, podendo ser cursado no Campus principal (na capital paulista) ou no Campus de São Carlos. Além das disciplinas teóricas e práticas, o curso conta com o apoio de laboratórios para criação de modelos e oficinas de marcenaria, maquetes, computação gráfica, fotografia e muitos outros.

Para ingressar na Universidade, é necessário enfrentar o processo seletivo próprio da Universidade, que conta com questões objetivas, discursivas, redação e uma prova de habilidades específicas – a seleção pelo Sisu ainda não é válida para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

UNB – Universidade de Brasília

Também com 5 anos de duração (para o período noturno, são 6 anos), o curso de graduação em Arquitetura da UNB aborda temas como a industrialização da construção, arquitetura sustentável, bioclimática, desenho e programação visual. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB possui laboratórios de modelagem, maquetes, conforto ambiental, construção civil e sustentabilidade, além de projetos de extensão e pesquisa para enriquecer a trajetória acadêmica dos alunos.

Para concorrer a uma das 70 vagas ofertadas por semestre para o curso, o interessado pode optar pelo Sisu (válido para o 1° semestre do ano) ou pelo vestibular próprio da UNB (realizado no 2° semestre do ano). A Universidade também conta com outras formas específicas de ingresso. Confira aqui.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Fundada em 1927, a UFMG possui um dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Existem turmas no período diurno e noturno, onde a ênfase é em habitações de interesse social e planejamento urbano. Durante a graduação, o aluno tem contato com a realização de diversos tipos de projetos e pode organizar seu percurso acadêmico de acordo com seus interesses de carreira no futuro.

Os laboratórios são voltados para pesquisa, inovação tecnológica na arquitetura, desenvolvimento urbano e outros focos de atuação.

A Escola de Arquitetura localiza-se na região centro-sul de Belo Horizonte, e para ingressar no curso é necessário realizar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O arquiteto e co-fundador do bim.bon, Roberto Andrés, é também professor do curso noturno de Arquitetura da UFMG. Segundo ele, “o curso noturno tem ênfase em urbanismo e questões sociais, colocando os estudantes frente aos problemas relevantes da sociedade e do país.”

Veja também:  GO GIRLS: 10% OFF em produtos feitos por mulheres

PUC Campinas

Com 5 anos de duração, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas busca formar profissionais generalistas, capazes de criar soluções e projetos em diversas áreas da Arquitetura. O curso conta com laboratórios e atividades complementares como viagens, planejamento urbano e restauração urbana.

Para fazer parte do curso, é necessário realizar uma prova geral e outra específica  – existente apenas para os cursos de Arquitetura, Medicina e Direito. A Universidade privada conta ainda com bolsas de estudo e financiamento através de programas como o ProUni. Os valores das mensalidades podem ser conferidos através do telefone 0800-7287822.

UFC – Universidade Federal do Ceará

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC surgiu em 1964 e é o 7° melhor do país. As disciplinas e projetos focam no desenvolvimento de profissionais preocupados com a urbanização consciente dos espaços, baseados em eixos de percepção e representação, tecnologia, teoria, história e projetos arquitetônicos e urbanísticos. A Escola de Arquitetura ainda conta com ateliês de projeto, criação, desenho técnico, prototipagem, computação gráfica e conforto ambiental.

Para concorrer a uma das 160 vagas ofertadas anualmente para o curso, também é necessário se inscrever pelo Sisu.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

O 5° melhor curso de Arquitetura do país tem como eixos a Discussão, Concepção, Representação e Construção na arquitetura e no urbanismo. Com oficinas de projetos, maquete, cerâmica e laboratórios de materiais de construção, informática e conforto ambiental, o aluno pode vivenciar todas as áreas da profissão.

O ingresso no curso ocorre através das provas do ENEM e do Sisu, além de um Teste de Habilidades Específicas posterior.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

O curso de Arquitetura e Urbanismo da tradicional Universidade nasceu em 1917, com atividades e aulas ligadas à Escola de Engenharia da Instituição, na capital paulista. O curso possui atividades de experimentação, ateliês e grupos de pesquisa e extensão.

A Mackenzie possui vestibular próprio, e as mensalidades para o curso de Arquitetura e Urbanismo partem dos R$2.442,00.

Além do curso superior, é importante se atualizar e aperfeiçoar através de cursos e leituras – apoio complementar que nem sempre as universidades fornecem. A Probooks possui livros voltados para a tecnologia e desenho digital na arquitetura e design, e você pode comprar o seu aqui pelo bim.bon.