Hometeka responde: pisos para cozinha, garagem e lambe-lambe na decoração

cozinha_hometeka

Em meio a muitos guias, inspirações e novidades, a Hometeka também gosta de ouvir você e saber as suas dúvidas na hora de decorar, reformar ou de utilizar algum recurso daquele software de arquitetura que te faz perder noites de sono.

Foi assim que surgiu o Hometeka responde: você manda as suas perguntas ou deixa um comentário em algum post e nós te ajudamos a solucionar o seu problema. Dessa vez, contamos com a ajuda dos arquitetos Júlio Conde e Luciano Andrade para responder dúvidas sobre pisos para garagem, cozinha e lambe-lambe na decoração. Confira:

Piso ideal para garagem

Eu gostaria de uma dica para piso de garagem, vou trocar o meu, pois está todo manchado, uma vez que com a entrada de carro as marcas de pneu não saem mais. – Olga

Julio: A garagem é um ambiente que precisa de um revestimento para piso que resista ao peso dos veículos que ali ficam estacionados. Por isso, uma boa opção são os revestimentos de base cimentícia. Existe uma boa variedade de revestimentos deste tipo no mercado – as principais marcas são a Solarium e Castelatto, que dispõem de produtos com formatos, cores e texturas variadas.

Outra boa opção é o cimento queimado, cada vez mais presente em ambientes de estilo contemporâneo. O sucesso deste revestimento dependerá do profissional que o estará fazendo, já que é um trabalho de caráter muito artesanal.

Se a garagem for descoberta ou parcialmente descoberta, o indicado é a utilizar pisos que permitem a permeabilidade do solo. Nesta categoria estão presentes os pisos drenantes, que permitem uma permeabilidade média do solo em torno de 90%, e os blocos de concreto intertravados. Ao comprar um destes dois tipos de revestimentos, deve-se informar ao fornecedor que será utilizado em garagem, para que ele possa especificar corretamente a espessura ideal do revestimento e a base de preparo do terreno para sua colocação.

Veja também:  Estúdio Parrado: simplicidade e sensibilidade premiadas

Luciano: A escolha do piso para garagem varia em função dela ser coberta ou não. Como sua preocupação principal é a limpeza, sugiro o porcelanato, que hoje reproduz várias texturas, madeira ou concreto, com a vantagem de resistir à sujeira. Utilize sempre peças grandes que produzam uma menor área de rejunte.

O que combina com piso cinza?

Queria utilizar um piso cinza na minha cozinha, mas estou incerta sobre que cor posso colocar nas paredes. – Rosilda

cozinha piso cinza
Fuja da sujeira: saiba quais pisos sujam menos

Luciano: Olá, Rosilda. O cinza é uma cor neutra por natureza, combina com tudo. Fica muito bem com tons amadeirados. Sugiro usar a cor branca nas paredes e utilizar tons coloridos na decoração, como verde-água ou amarelo. Vai ficar um ambiente descontraído e alegre.

Colocar adesivos ou lambe-lambe por cima da cerâmica

Gostaria de saber se o lambe-lambe pode ser colocado por cima de cerâmica na parede. – Beatriz

lambe lambe na decoração
7 ideias de lambe-lambe na decoração

Luciano: Olá, Beatriz. O lambe-lambe é super legal e dá um aspecto alegre e descontraído na decoração, porém quando instalado sobre a cerâmica ele vai mostrar as linhas dos rejuntes e não vai ficar legal. A solução é fixar uma folha de acetato ou pvc de maneira que o lambe-lambe seja instalado sobre essa superfície lisa, não demonstrando os ressaltos entre as pedras e o rejunte.

Dica Hometeka: Se preferir poupar o trabalho, invista em quadros e pôsteres:

Luciano Lemos

Luciano Andrade Lemos é arquiteto de projetos residenciais, reformas e interiores, formado pela UFBA e docente do curso de Arquitetura da UNIME. | lemosla@yahoo.com.br

 

Julio Conde Cid


Júlio Conde Cid
é arquiteto formado pela UFF e atua em projetos de reforma ou regularização residencial e comercial, design de interiores, móveis e paisagismo. | jcondecid@gmail.com

 

Não se esqueça de mandar as suas dúvidas para a gente! É só entrar em contato pelo e-mail ola@hometeka.com.br ou deixar sua pergunta abaixo nos comentários.

Nadine Alves

Nadine é mineira e fotógrafa. Apaixonada por filmes de terror, animais fofos e pelos anos 80.| nadine@hometeka.com.br

Comentários

  1. Cassiano

    02/04/2016

    Piso cimentícios ou outros que sejam porosos ou absorventes não são indicados para garagens pois caso algum óleo ou derivados caiam sobre eles ficaram manchados definitivamente.

  2. Flavia

    23/07/2018

    Preciso de dicas para paredes e pisos de cozinha!!!

  3. ana maria macedo

    03/10/2018

    Boa noite, onde encontrar os pisos vinilicos em mantas das fotos que voces postaram? São estampas lindas.

  4. Amanda Barros

    19/11/2018

    Boa Noite! O que acham sobre usar rodapés pretos numa ela com taco? Nesse caso poderia acrescentar cimento queimado em uma parede e tijolinho em outra?

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon