Para plantas sem paredes, cozinhas americanas, separação de cômodos, fachadas ou o que mais seu projeto precisar. As divisórias trazem personalidade e singularidade aos ambientes onde encontram-se presentes.

O material divide e, ao mesmo tempo, integra os ambientes de uma casa, apartamento, comércio ou escritório. Não ocupa muito espaço, favorece a circulação de ar e ainda traz privacidade.

As divisórias são funcionais e também uma ótima forma de decorar ambientes, fazendo parte da arquitetura e do design de um espaço. Assim, elas dispõem de diversos tipos de materiais que podem ser aplicados em seus projetos, desde o cobogó até o vidro.

Para facilitar para você, o bim.bon disponibiliza modelos 3D gratuitos para SketchUp de alguns desses materiais. É só instalar o plugin bim.bon e baixar as divisórias que mais combinarem com seu projeto.

imagem via De tudo um pouco

Cobogó

Os cobogós são elementos vazados, construídos de cimento, argila ou cerâmica, que criam paredes e muros. São utilizados geralmente para divisórias internas entre ambientes ou para fachadas criativas.

A invenção pernambucana foi muito utilizada nos anos 20 e carrega desde essa época muito estilo e charme através de suas diversas formas e cores. Veja o catálogo completo de cobogós no bim.bon.

imagem via Mundo da Informação

Drywall

Também chamado de placa de reboco, o drywall é uma tecnologia que substitui vedações internas convencionais – paredes, teto, revestimentos. Ele consiste em chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado.

A inovação poupa muito trabalho principalmente para quem deseja criar divisórias ou novos ambientes em um espaço. Além disso, seus custos são menores, seu peso mais leve e sua montagem mais fácil e rápida que o sistema tradicional de alvenaria.

Para saber mais sobre drywall, confira o guia preparado pelo bim.bon.

Veja também:  Hometeka para time WeWork
imagem via Jacobsen Arquitetura

Madeira

Uma das formas mais tradicionais de dividir ou separar ambientes é através de divisórias de madeira. Algumas divisórias podem chegar já estilizadas e prontas para se inserirem nos espaços, enquanto em outras deve-se encomendar a madeira, planejando o ambiente.

A madeira ainda permite que se criem divisórias vazadas ou inteiras. Confira todas as divisórias e materiais de madeira disponíveis no bim.bon.

imagem via Pinterest

Metálica

Os painéis metálicos são vazados em chapas de aço. Fabricados em diversas espessuras, os modelos disponíveis no bim.bon são produtos da Oben Design.

A instalação dos painéis é simples e geralmente feita com buchas simples e parafusos.

imagem via Dekoart

Pedras naturais

Divisórias em pedras naturais, como granito e mármore, carregam peso e privacidade máxima aos ambientes que separam. Assim, tal material é comumente usado para dividir cabines em banheiros públicos.

Além disso, o granito e o mármore são fonte de sofisticação e uma beleza mais dura e completam o visual do ambiente onde são colocados. Confira alguns opções a seguir que podem ser aplicadas em seus projetos no SketchUp.

imagem via GoPixPic

Vidro

Os blocos de vidro são um material muito difundido em projetos residenciais. Apesar de ser uma ótima escolha para aproveitar a luz natural, os blocos impedem a circulação do ar, caso utilizado de forma tradicional.

Além de serem aplicados como divisórias, os blocos de vidro podem ser inseridos em meio a paredes, como parte do design do ambiente, ou em forma de balcões. Confira o catálogo completo de blocos de vidro.

>>> Baixe o plugin bim.bon e tenha mais de 5 mil modelos 3D gratuitos.

 

informações via ConseilBrasilElemento VWikipedia.