“A proposta de ocupação por módulos responde de maneira inteligente à mutabilidade das estruturas familiares. Esta mesma estratégia permite a criação de pátios, de forma a permitir a implantação das moradias em áreas urbanizadas com intensiva ocupação do solo. O projeto apresenta bom desenvolvimento dos módulos estruturais-espaciais. Da mesma maneira a ideia de sistema construtivo como um suporte que pode receber diversos tratamentos para seu acabamento faculta aos moradores imprimir sua própria identidade à moradia.”

– comentários do Júri do Prêmio bim.bon | arquitetura brasileira 2014

Leia a descrição do projeto:

As cidades se adensam e o valor do solo é cada vez maior, dificultando o desenvolvimento de habitações sociais próximas às melhores localizações e às oportunidades de trabalho, culturais e de serviços de saúde.

É a densidade que viabiliza a custosa infraestrutura das cidades e o que permite, mediante o cruzamento de programas e funções – moradia, lugares de trabalho, lazer etc – manter viva a dinâmica da vida cotidiana nos espaços coletivos.

A proposta é baseada em decisões arquitetônicas que melhoram a qualidade urbana ao mesmo tempo que não renuncia a procura de individualidade de cada residência.

1. Conceito

1. Conceito

Com a ocupação realizada através de módulos (sejam eles de habitação ou trabalho, secos ou de áreas molhadas, cobertos ou abertos), a proposta é coerente ao passo que se adequa de acordo com a demanda de cada proprietário.

O princípio da repetição está sempre presente e constitui a base de todas as formas de vida em nosso planeta: o batimento cardíaco, a respiração e os ciclos das estações. Portanto, também está relacionado à continuidade, à confiabilidade, à estabilidade e à homogeneidade, atributos, que, definitivamente, trazem conotações positivas.

2. Variações de Módulos

*módulos opcionais que não foram usados na Casa 3e30.

3. Estrutura

A opção pela estrutura em Steel frame se deve às vantagens da industrialização da construção:

  • Rapidez no retorno do capital investido, devido a agilidade na entrega.
  • Construção feita em módulos, o que facilita futuras ampliações.
  • Montagem simplificada, permitindo uma redução no prazo de execução.
  • Flexibilidade dos projetos.
  • Ideal para construções em larga escala, pois oferece melhor relação custo por m² e prazo de entrega.
  • Alta durabilidade da estrutura em aço, devido a resistência à ação do tempo.
  • Canteiros de obras mais limpos e organizados.
  • Maior segurança.
Veja também:  Pinturas artesanais dão vida nova a vasos de barro

A utilização do bim.Bon foi feita para o orçamento de cada tipologia de módulo. Dessa forma, o cliente/proprietário tem controle do valor e maior liberdade de escolha, contribuindo em uma moradia que reflita seus anseios e desejos.

4. Casa 3e30

4. Casa 3e30

Uma casa modelo foi desenvolvida a partir da conjugação de diferentes módulos organizados a partir de um pátio central descoberto de forma que os ambientes sociais e íntimos são gradativamente separados em relação a rua e o quintal no fundo da propriedade.

Trata-se de uma obra em que o espaço de trabalho e o de habitar convivem em um mesmo conjunto, uma casa com programa flexível.

5. Vila

Como parte do projeto, um ensaio foi desenvolvido para implantação de uma vila no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima/ MG onde uma parte de uma quadra poderia ser ocupada com os módulos trabalhados para a Casa 3e30.

Trata-se de uma bairro já urbanizado com quadras padrão de 204x60m. O intuito é ilustrar as potencialidades que o uso dessa estratégia arquitetônica pode fomentar em um contexto consolidado, mudando a forma padronizada de ocupação dos lotes.

Contribuir na individualidade de cada residência em harmonia com a escala da vila proposta, estabelecendo uma nova dinâmica levando em conta sua altimetria e escala bem como a lógica e racionalização no uso do sistema estrutural e na escolha de materiais.

A Casa 3e30 utiliza produtos das empresas do estado de Minas Gerais. Conheça abaixo as marcas e os produtos:

amvid indústria mineira amvid indústria mineira cebrace e amvid no prêmio bim.bon de arquitetura brasileira 2014.
icasa indústria mineira iluminar ladriminas indústria mineira
flasan indústria mineira thermotelha indústria mineira usiminas indústria mineir
dacapo indústria mineira
mozaik indústria mineira

 

* texto do arquiteto