Style: "Mad Men"
“Mad Men”

Que tal unir profissão e entretenimento? Depois dos 10 filmes que todo arquiteto deve assistir, a Hometeka preparou uma seleção de 6 séries que são imperdíveis para qualquer arquiteto.

Drama, comédia, documentário ou reality show – prepare a sua pipoca, escolha o seu preferido e divirta-se :)

1- Mad Men (AMC, 2007-2015)

séries para arquitetos

Com 7 temporadas, Mad Men conta a história de uma prestigiada agência de publicidade de Nova York nos anos 60. Mais do que a publicidade, a arquitetura foi um dos grandes motivos para que Mad Men fosse tão aclamada pela crítica – foram 4 Globos de Ouro, 16 Emmys e o prêmio de Melhor Ator para Jon Hamm, que interpreta o protagonista Don Drapper.

O segredo está na exatidão história e estética do produtor Matthew Weiner para a composição do design e arquitetura de interiores em cada cenário. Mobiliário, cores, elegância, objetos decorativos e referências arquitetônicas da época criam uma verdadeira viagem no tempo, que vão dos traços modernistas de Mies van der Rohe aos arranha-céus que já tomavam a paisagem das grandes metrópoles americanas.

Todos os episódios estão disponíveis para stream no Netflix.

2- Architecture School (Sundance Channel, 2008)

O reality show Architecture School acompanha 12 estudantes de Arquitetura da Universidade de Tulane, que possuem a missão de projetar e construir casas a preços acessíveis para compradores de baixa renda na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Vale lembrar que, em 2005, a cidade costeira foi arrasada pelo Furacão Katrina – três anos depois, quando o reality foi filmado, boa parte de Nova Orleans ainda não tinha se recuperado da catástrofe que destruiu casas, prédios e todo o planejamento urbano de Nova Orleans.

Dividido em 6 episódios, Architecture School mostra a construção da terceira casa popular pelos alunos da Universidade através do programa URBAN/build. A cada ano, o programa oferece aos alunos do 4° ano do curso de Arquitetura a oportunidade de pensar no design, nos materiais e de participar da construção de uma casa de baixo custo, que é posteriormente vendida com a ajuda do Serviço de Habitação da Cidade.

O conteúdo está disponível no ITunes.

3- Rebel Architecture (Al Jazira, 2014)

séries para arquitetos bimbon

A série documental produzida pelo canal de TV árabe Al Jazira tem como foco apresentar ao mundo arquitetos que usam seus projetos como forma de resistência e ativismo político, urbano e social.

Dividida em 6 episódios de aproximadamente 30 minutos, a série acompanha o trabalho de arquitetos do Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. No episódio 3, por exemplo, o arquiteto israelense Eyal Weizman mostra o papel central da arquitetura na ocupação israelense da Palestina e fala sobre seu projeto, Forensic Architecture, que utiliza os danos causados às edificações como evidências de crimes de guerra contra a população.

Veja também:  Conheça: Todos Os Fogos

Você pode conferir os episódios completos no site da Al Jazira, com legendas em inglês.

4- Extreme Homes (HGTV, 2012-)

séries para arquitetos

A série americana não-ficcional explora as casas mais inacreditáveis do mundo – desde uma casa de praia construída com painéis de geladeira até uma residência feita só com fibras de vidro.

Apesar de não abordar projetos acessíveis, seja no design ou no preço, o Extreme Homes pode dar uma boa noção dos projetos que podem ser criados a partir das constantes inovações na arquitetura – mesmo que esses projetos sejam de gosto duvidoso.

Você pode assistir aos episódios aqui.

5- Arquitetos Brasileiros (Arte 1, 2015)

Em cada episódio de 52 minutos, a série Arquitetos Brasileiros traça o perfil de um arquiteto prestigiado no país. Produzida pelo canal Arte 1 e pela produtora AIUÊ, a série documental conta com entrevistas dos próprios arquitetos, além de mostrar processo criativo e construtivo por trás de suas principais obras.

A primeira temporada – que estreiou em dezembro de 2015 – contará com 13 episódios e terá como foco os arquitetos do eixo Rio-São Paulo, como Marcos Acayaba, Ruy Ohtake, Rosa Klias, Indio Da Costa, Arthur Casas e Paulo Jacobsen.

Para assistir à série, basta ter um sistema de TV à cabo em casa. Mais informações no site do Arte 1.

6- How I Met Your Mother (CBS, 2005-2014)

séries para arquitetos

Uma das séries mais queridas dos últimos tempos, How I Met Your Mother gira em torno da vida do arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor). Narrada do futuro para o passado, Ted conta a seus filhos todas as histórias, peripécias e acontecimentos de sua juventude que o levaram a conhecer a mãe deles, tudo com muito bom humor, sarcasmo e a companhia de seu amigo Barney (Neil Patrick Harris). Apesar de ser não ser muito fidedigna – Ted parece ser bem remunerado apesar de não ser visto trabalho muito – HIMYM é garantia de diversão.

Todas as 9 temporadas estão disponíveis para stream no Netflix.

 

E aí, sentiu falta de alguma série? Compartilhe com a gente nos comentários.