Quem não gosta de apreciar um bom vinho, não é? Seja em algum evento ou em casa, ele é querido por várias pessoas e já existem sites específicos para facilitar e personalizar seu consumo.

Além disso, sabe-se que tomar uma taça de vinho tinto por dia causa diversos benefícios, como melhorias na pele e na circulação sanguínea, prevenção de gripe, resfriados e até doenças cardiovasculares – lembrando que ele deve ser consumido sem exageros para não fazer mal à saúde ;)

Porém, o que fazer com as garrafas de vinho depois de consumi-lo? Dessa dúvida, surgiu uma tendência sustentável e muito elegante para a decoração de ambientes: a enodecoração. Continue acompanhando e conheça mais sobre essa ideia:

Garrafas

Produtos ReWine

Com a reciclagem de garrafas de vinho para torná-las itens de decoração, a enodecoração pega o que seria jogado fora e transforma em arte para levar estilo e sofisticação aos interiores, sendo uma atitude ecologicamente amigável que explora a funcionalidade dos objetos.

Luminárias

Uma das melhores combinações para um bom vinho é uma iluminação envolvente. Para conseguir esse resultado, apostar na enodecoração pode ser uma boa. Com pisca-piscas, lâmpadas convencionais e até mesmo velas, é possível fazer com que as garrafas vazias virem luminárias incríveis de diversas cores e tamanhos para sua parede ou mesa.

Vasos e Arranjos de mesa

Outro uso mais simples para as garrafas é transformá-las em vasos de plantas e arranjos de mesa. Com laços, barbante, tinta e outros itens de sua preferência, você pode criar lindos objetos para sua casa ou até mesmo para eventos, como casamentos e bodas.

Atenção: Lembre-se que manusear vidro é perigoso. Então, não hesite em procurar a ajuda de um profissional para fazer qualquer objeto com as garrafas de vinho.

Se preferir não arriscar fazer seus próprios objetos, você também pode encontrar produtos de enodecoração em lojas especializadas.

No Brasil, a ReWine é a primeira delas. Lançada em 2015, a loja virtual surgiu em uma viagem à Itália, onde o proprietário Sandro e sua esposa conheceram e se apaixonaram pela enodecoração. Assim, começaram a produzir artesanalmente copos, velas e outros itens de decoração com garrafas recicladas de vinho.

Veja também:  Hometeka Visita: Serracopo

Você pode conhecer e adquirir os produtos da ReWine aqui na Hometeka:

Rolhas

rolhas

Outra forma de “enodecorar” é com as rolhas das garrafas de vinho. Sua matéria-prima, a cortiça, é um material muito interessante na hora de decorar, combinando tanto com ambientes clássicos quanto modernos.

Parede

Começando pela parede, você pode explorar a cor e efeito da cortiça em quadros criativos. Com uma moldura de madeira e painel de vidro, basta ir jogando as rolhas dentro do quadro para formar uma peça divertida e muito bonita na sua decoração.

Também é possível aproveitar a textura da cortiça para criar murais com as rolhas das garrafas consumidas. Basta grudá-las ou encaixá-las em uma moldura para pregar recadinhos, fotos ou listas.

Piso

No piso, é possível aplicar as cortiças em tapetes ou decks para deixar a área externa da sua casa mais elegante. Outra ideia é aplicar em degraus de escadas – na imagem acima, os degraus foram preenchidos com lascas de madeira, mas as rolhas não caberiam muito bem?

Mesa

Mesmo depois de consumir o vinho, a enodecoração pode marcar presença na sua mesa. Além de poder aproveitar as rolhas como tampas para potes, você pode utilizá-las como descansos de panelas e copos, criando peças de diversas formas e tamanhos.

Gostou da tendência? Então confira a loja da Hometeka e leve a enodecoração para sua casa :)

* Este foi um publipost patrocinado da ReWine (mas nós realmente achamos os produtos legais).

 

informações via Melhor com Saúde

imagens via ReWine, E.Junkie, Pinterest, Moonshine Lamp, Wine Enthusiat, Trabalho Manual, ArquiTrecos, Maria Pia Casa, Espaço Decoração, Morando na Nuvem, All-Dreaming, Chiq Mademoiselle, Stocksnap.io