Foi-se o tempo em que closets e araras eram exclusividade de projetos de luxo e lojas de roupas. Os complementos podem decorar e organizar ambientes de dimensões variadas com facilidade – só exigem uma dose de planejamento.

Inspire-se com as fotos reunidas na galeria acima e confira as dicas de organização, tamanhos e decoração dos ambientes com closets e araras a seguir:

Divulgação

Começamos pelos closets, os quartos de vestir. Geralmente associados a residências e apartamentos grandes, estes ambientes dedicados ao armazenamento de roupas já aparecem em projetos mais modernos (e menores) de interiores. Apesar de serem sempre associados a uma extensão do dormitório, podemos encontrar closets na área de serviço e até mesmo no banheiro.

Não há um padrão de tamanho, mas profissionais recomendam a distância de 1,90m entre as paredes laterais, 0,70m de largura para garantir a abertura de gavetas e circulação, e 0,60 m de profundidade na marcenaria.

via

A maioria dos projetos de closets são feitos com móveis planejados, principalmente com materiais como madeira ou alumínio, adaptando-se facilmente aos seus ambientes. O ideal é que haja espaço para as roupas, acessórios e sapatos com folga, permitindo uma visualização de todos os objetos.

A proporção convencional é de ½ da área para cabideiros; ¼ dedicado a gavetas e nichos, e outro ¼ para prateleiras maiores, que armazenam sapatos, bolsas e outros objetos. Outro ponto que vale ser ressaltado é a altura dos cabides, que deve ser suficiente para não arrastar as roupas.

Assim, além de funcional, o projeto de closet pode ser uma boa oportunidade para doar ou se desfazer de artigos desnecessários para não tumultuar o espaço.

via

Closets de casais exigem mais espaço, com áreas de no mínimo 5m2 para dividir facilmente as roupas masculinas e femininas. Pufes e bancadas podem complementar o projeto, mas não devem tirar o protagonismo dos espelhos, principalmente se houver a oportunidade de especificar um de corpo inteiro no ambiente.

Os espelhos também ajudam a dar a sensação de amplitude ao espaço, principalmente se as paredes e a marcenaria forem brancos, fatores que também ajudam na diferenciação das peças.

Veja também:  Hometeka para time WeWork
via 

Além de tudo isso, os closets não costumam ter janela ou sistemas eficazes de ventilação, principalmente os mais antigos. Neste caso sugere-se até a instalação de um ar-condicionado, para evitar o mal-cheiro, mofo e traças.

A iluminação também deve ser um ponto forte do seu closet, permitindo uma boa visualização de cores e uma distribuição equilibrada de luz. Os projetos mais modernos incluem fitas de LED e esquemas especiais de iluminação – aprenda como instalar.

Divulgação

Portas são recomendadas em espaços mais amplos. Em ambientes reduzidos recomenda-se portas de correr ou mesmo a eliminação do fechamento, deixando as roupas expostas e de mais fácil acesso. Os materiais podem ser do mesmo padrão da marcenaria, como em madeira MDP ou MDF, mas também vale a aposta em espelhos, vidros e acrílicos.

via

No meio de tantas especificações, as araras surgem como opções mais simples e econômicas, integrando seu closet ou servindo como uma peça independente no ambiente.

Elas são uma solução eficaz para armários muito cheios, deixando suas roupas sempre à mão. Por isso, recomenda-se que sejam preenchidas com peças mais usuais, para que não acumulem poeira.

via

As araras tem grande apelo decorativo e podem ser compradas em lojas ou mesmo feitas artesanalmente a partir de materiais criativos, como bambu, canos de encanamento, escadas e até cadeiras de praia. O importante é que elas sejam resistentes e de preferência móveis, com rodinhas, para deixar seu ambiente mais flexível. Outra dica de organização é ordenar as roupas por cores e investir em caixotes de feira, pallets e baús para organizar seus sapatos e acessórios.

 

com informações de Limão na Água, Portobello, Vida&Estilo Terra, Que!Baderna, BuroHaus, Casa Vogue, Apartment Therapy,  Revista Casa e Construção, Aix Blog, Hey Cute, eHow Brasil, GNT, Blog Minha Casa Minha Cara