Tubulação elétrica aparente: dicas e benefícios do Estilo Industrial

como usar tubulação elétrica aparente

1

O estilo industrial é uma tendência que surgiu em Nova York nsoa nos 50, quando antigas fábricas e indústrias passaram a dar lugar aos apartamentos.

Sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, demonstrando independência e flexibilidade. A releitura atual do estilo traz aspectos como tijolos, concreto e tubulação elétrica aparentes.

Confira algumas dicas e os benefícios da tubulação elétrica aparente na decoração de casa e se inspire com as imagens da galeria:

A escolha da parte elétrica aparente para compor o design de um ambiente é uma solução prática e funcional, além de moderna e bonita.

Para a instalação elétrica aparente, é necessária a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de interruptores e tomadas que deverão existir e onde serão instalados.

No caso de banheiros e cozinhas, verifique o quadro de distribuição de força e as demais instalações.

Geralmente o material utilizado são conduítes de aço galvanizado, que pode ser encontrado em lojas do ramo e home centers.

Para a instalação é recomendada a ajuda de um profissional especializado no assunto. Como a tubulação fica aparente, é necessário que a instalação ocorra da melhor forma e que haja capricho na execução.

A principal vantagem da elétrica aparente é sua flexibilidade. Mais tarde você pode acrescentar novas tomadas e interruptores e modificar facilmente o layout, e a manutenção também se torna mais simples.

Outra vantagem é um truque usado para “aumentar” o pé direito do apartamento. O teto não precisará ser rebaixado para acomodar um forro com a existência da tubulação aparente.

A partir do momento em que está exposta, a elétrica vai além da funcionalidade e se enquadra como parte do design e da decoração dos ambientes da casa, de um restaurante ou escritório. Por isso os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros para que o design fique harmonioso.

Veja também:  Bem-vindo ao novo site Hometeka

Deve-se saber como combinar o estilo industrial trazido pela elétrica com a mobília e a decoração.

A iluminação indireta é algo que funciona muito bem com a elétrica aparente. Luminárias pendentes e lustres de cristais combinam com as eletrocalhas.

Algumas formas de combinar a elétrica aparente ainda mais com a decoração é pintando a tubulação, nesse caso pode-se usar canos de PVC ao invés dos conduítes metálicos, e ainda fazer “desenhos” com os fios pelas paredes.

Há a possibilidade de criar desenhos pelo ambiente com os próprios canos da tubulação, inserindo-os em locais além das paredes.

Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos.

Não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais onde acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia.

A fiação para o transporte de dados (telefone e internet) não deve estar no mesmo conduíte da fiação elétrica. Paralelo ao da eletricidade, ele deve ganhar um conduíte exclusivo. Isso ainda facilita o acesso da fiação caso ocorra uma manutenção.
Se você acha complicado trocar toda a iluminação de casa, mas ainda assim quer colocar o estilo industrial em prática, invista nas luminárias da Tomada. Produzidas artesanalmente e coringas para qualquer tipo de decoração, você pode garantir a sua aqui na Hometeka.

 

Com informações de Ideias e Arquitetura, Casa Abril, Chandelier, Decoração e Projetos, Kika Gontijo.

Imagens via São Romão, A Especialista, Design Culture, dando uma guaribada, Odome, blogolista, Casa, Jornal O Retrato, G1.

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Comentários

  1. val

    16/04/2016

    é

  2. Saulo Souz Eletricista

    24/01/2017

    Nossa, que legal! Gostei muito das dicas.
    A ideia do desenho na parede com o cabo de energia foi a melhor.

  3. Helly Santos

    30/07/2017

    Adoro o estilo industrial, fica simplesmente maravilhoso.

  4. José Santana de Aguiar

    14/01/2018

    Este é um estilo de arquitetura muito interessante,estou reformando uma escola de dança e preciso de idéias.

  5. MARIA DE LOURDES

    04/10/2018

    EU ESTOU PROCURANDO UM FORNECEDOR SPOT TRILHO COM TAMANHO GRANDE FAZER EM UMA LOJA ,ESTILO ARTESANAL.

  6. Luciane

    04/12/2018

    Eletrorastro , é o nome da loja, eles vendem trilhos com a parte elétrica pronta , e vendem o trilho por metro para a montagem , eu comprei lá pra mim, os preços são bons e a equipe de vendedores são muito atenciosos.

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon