Student Flat

1

“Moradia estudantil para moças e rapazes. Suíte individual a preços acessíveis.” Até parece anúncio de república, mas trata-se da proposta do Student Flat, um projeto de habitação experimental de 10 m2 do escritório sueco Tengbom.

Munidos de uma autorização legal, que concedeu a construção de unidades menores que 25 m2, os arquitetos executaram o conceito de um módulo de painéis de madeira compensada, para abrigar estudantes de forma ecologicamente correta.

O Student Flat reúne dormitório, banheiro, área de estudos, cozinha e até um jardim. O design otimiza o espaço, dispondo de mobiliário retrátil, espaços de armazenamento embutidos e toques cítricos nos acabamentos.

A proposta é resultado de uma pesquisa de público entre os estudantes da Universidade de Lund, que declararam ter um orçamento baixo e pouca privacidade em moradias e repúblicas coletivas. Assim, o projeto reduziria o aluguel em até 50%, enquanto preserva o meio ambiente em um espaço individual.

Ao apresentar esse módulo estudantil planejado, os arquitetos procuravam levantar questões como o que é realmente viver bem e que materiais podemos empregar em projetos centrados nas necessidades do morador.

O Student Flat ficará em exibição no Virserum Art Museum, na Suécia, até dezembro de 2013.

Em 2014, o escritório pretende produzir e alugar 22 unidades entre a comunidade universitária.

 

foto Bertil Hertzberg

Veja também:  Conheça: Todos Os Fogos

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Comentários

  1. Maria Elizabeth Freitas

    01/01/2018

    Shoooowww, maravilha, ainda bem que existem projetos assim!!!

Deixe um comentário