2016 está chegando e será um ano caracterizado pelo equilíbrio na decoração de ambientes. Já vimos aqui no bim.bon como as tendências para o próximo ano nesse setor apresentam uma dicotomia entre tons fortes e neutros e, ao analisar referências de empresas como Pantone, Coral e Suvinil, percebemos que a coexistência entre tons pastel e tonalidades mais vivas marcará as paredes e objetos nos interiores de casas, escritórios e outros espaços.

Falando em equilíbrio, uma dessas tendências mostra muito bem que até as cores mais vibrantes podem ser amenizadas: o soft neon, versão mais suave das cores neon, vem para trazer mais harmonia a quem quer ter um ambiente decorado de forma aconchegante e moderna.

Soft neon na decoraçãovia Pinterest
Soft neon na decoração

Seguindo uma linha semelhante a das muted colors, o soft neon surge a partir da atenuação dos tons originais de neon, como o verde limão, rosa pink, azul turquesa e amarelo. Assim, ele agrega tranquilidade ao seu estilo pop, sendo uma ótima solução para quem deseja fugir da agitação e velocidade do mundo contemporâneo, mas nem tanto.

Cores

Para você se inspirar, separamos algumas das cores da Primavera 2016 Pantone, que traz uma paleta repleta de otimismo e estabilidade:

Peach Echo

Uma das variações da família do laranja, famoso entre as cores neon e sinal de alegria, amizade e boas vibrações, a Peach Echo é uma versão mais branda da cor que já agrada há bastante tempo e pode trazer uma luminosidade bastante singular ao seu ambiente, sendo interessante para receber bem seus convidados na sala e na cozinha.

Limpet Shell

O azul turquesa é outra cor conhecida no grupo neon e, por passar uma maior seriedade e frescor, combinou muito bem em suas versões soft. Uma delas, a Limpet Shell apresenta uma tonalidade que garante um colorido sofisticado e sereno aos espaços, além de transmitir limpeza, o que é ótimo para quartos infantis e banheiros.

Lilac Gray

Lilac Gray é um nome bastante sugestivo: tom de cinza com um toque de lilás, a cor propõe uma nova visão para o violeta, outra herança do neon. Assim, a união entre a sobriedade do cinza e a magia do violeta apresenta uma mescla curiosa, deixando ambientes como os quartos ainda mais agradáveis.

É claro, existem inúmeras outras opções de cores disponíveis, não só da Pantone, que você pode utilizar. Nos próprios ambientes das galerias, percebemos outros tons e texturas expressivos, como o marrom, azul petróleo e rosa, e a mistura entre eles pode resultar em espaços incríveis.

Veja também:  Guia Prático: Ambiente Multifuncional

Decoração

Além de cores da tendência, também preparamos algumas dicas de decoração para você inserir o soft neon na sua casa:

Pintura

A pintura das paredes é um dos pontos que permanece por mais tempo em um ambiente. Então, é interessante pensar em uma cor agradável aos olhos que não se torne enjoativa com o tempo. Com o soft neon, o risco de exagerar na mistura de cores é menor, mas ainda assim é interessante aplicá-lo com moderação.

Quadros

Para quem não quer arriscar na pintura, também é possível brincar com o soft neon nos objetos de decoração. Colocar quadros e molduras nas paredes é uma boa opção, pois renovam qualquer ambiente com suas cores e figuras, além de serem fáceis de pendurar e limpar – e trocar, caso você goste de manter seus ambientes dentro das tendências.

Vasos

Seja em uma decoração clássica ou em estilos mais contemporâneos, os vasos estão sempre em alta. O mais legal é que, além da possibilidade de pintá-los com os tons de soft neon e garantir uma estética leve e natural – principalmente vasinhos de planta – ele pode assumir formas variadas, o que moderniza ainda mais o ambiente. Também existem modelos fáceis de fazer em casa, ou seja, você terá uma grande liberdade criativa na hora de brincar com esse item.

Cadeiras

Outro artigo que pode transformar um cômodo com sua cor e design é a cadeira. Materiais como plástico e acrílico geralmente já vêm coloridos e se inserem muito bem em peças mais modernas. Com os modelos de madeira, também é possível renovar a pintura e deixar as cadeiras com uma cara nova, além, é claro, de deixar seu ambiente mais alegre e delicado.

Letreiros

Uma forma mais ousada e divertida de decorar utilizando o neon é com letreiros. Feitos com tubos de vidro e gases de coloração fluorescente, os letreiros neon são característicos de estabelecimentos hipster – estilo de vida irreverente e alternativo – e podem ser comprados já prontos ou encomendados sob medida. Apostar na peça é apostar em um ambiente cheio de personalidade.

No que depender do design de interiores, o ano de 2016 estará repleto de harmonia, tranquilidade e modernidade. Adotar as cores soft para o seu ambiente parece uma boa ideia, não? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários :)