Site ajuda a encontrar a planta perfeita para o jardim

1

Planejar um jardim ou até mesmo encontrar a planta perfeita para sua casa ou projeto pode ser mais complicado do que você imagina.

Diversos fatores são importantes nesta escolha, como a temperatura do ambiente, a exposição solar, o solo e, é claro, as expectativas quanto à paisagem. Cada planta exige uma condição diferente, então isso também deve ser levado em conta para decidir se é esta espécie a melhor para a sua ideia.

Para solucionar este problema que incomoda até os arquitetos mais experts, conheça o site de pesquisa PlantSelectr.com, criado por Sven Henrik Karlsson.

O PlantSelectr é uma simples plataforma online que oferece ferramentas a fim de que o usuário possa encontrar as plantas perfeitas para seu projeto ou sua casa.

Basicamente, no site existem 15 possíveis configurações nas quais será baseada sua seleção, e você quem escolhe qual delas quer usar.  Essas configurações facilitam a busca, fazendo com que o catálogo total de plantas seja filtrado e o usuário encontre o que deseja.

Essas configurações abrangem tópicos como fatores chaves para a sobrevivência da planta – condições do solo, variedade de temperatura, exposição solar, o tipo de planta desejado e outras variações.

Outras ferramentas já focam em fatores que influenciam o design – as cores das flores ou frutos, tamanho ou disponibilidade comercial.

Mais uma forma de achar um tipo de planta é na área de pesquisa, onde pode se inserir o nome comum (em inglês) ou o científico.

Para facilitar e simplificar ainda mais para o usuário, do lado de cada opção há um ícone com um “i” de informação. Ao passar o mouse sobre ele, você verá uma breve explicação sobre o critério. Isso resolve possíveis dúvidas sobre algumas configurações que podem ser mais técnicas.

Veja também:  USO Atelier: Experimentações Estéticas com Madeira Multilaminada

Ao filtrar e definir o tipo de planta que procura, a plataforma te mostrará as opções que surgiram com fotos e seus nomes comum e científico. Você pode clicar em cada uma e obter informações diretamente da base do Wikipédia, como descrição, cultivo, uso, crescimento e outras mais.

Caso a planta que você procura não esteja disponível na plataforma, o criador do site oferece o link de seu e-mail para que possa o contatar e mais tarde adicionar a espécie esquecida.

mapa oficial da USDA

Infelizmente a ferramenta online está em inglês, assim como algumas de suas medidas e escalas. O que é chamado de “Hardiness Zone”, ou zona de resistência, baseia-se no quadro USDA (United States Department of Agriculture) e funciona com médias mínimas de temperatura de inverno. Para projetos que se localizam fora da área USDA, basta conhecer estes dados para determinar a correspondência na escala, do extremo 0 ao 12.

Outro detalhe é que a altura das plantas são informadas com o “pé” como unidade de medida. Para traduzir ao seu uso, converta a medida à medida do seu país (metros, no caso do Brasil) em conversores online.

 

informações via Landscapearchitects Network

imagens Reprodução

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Deixe um comentário