Extraídas das jazidas de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, as pedras que levam o nome da cidade são utilizadas desde a década de 40 em áreas externas.

A busca por revestimentos naturais e diferentes trouxe as pedras São Tomé para os ambientes internos, dando um ar moderno e elegante aos espaços de casas e apartamentos.

Quer ter pedras São Tomé na sua casa ou em seu projeto, mas não sabe como? Reunimos algumas inspirações e uma dica especial para você no fim deste post ;)

Parede

Painel de parede feito em retalhos de pedra São Tomé
Painel de parede feito em retalhos de pedra São Tomé

Muito mais do que pinturas coloridas e papéis de parede, ousar nas paredes de casa pode ser justamente voltar ao simples. E por serem pedras naturais, além de destacarem a arquitetura de casas e outras construções, as pedras São Tomé combinam com facilidade com qualquer estilo de decoração e podem deixar qualquer ambiente mais requintado ♥

Na hora de escolher onde inseri-las no seu ambiente, opte por locais que terão destaque para valorizar sua beleza – como revestimento do painel de TV, da área da lareira ou no guarda-corpo da escada, por exemplo. Investir em pontos de luz para ressaltar as pedras também é uma boa.

Piso

Sem dúvida, a principal vantagem em utilizar as pedras São Tomé no piso é a segurança. Por serem quartzitos com nobreza de texturas, elas possuem alta resistência e garantem o charme dos pisos naturais, além de não reterem calor, o que é ótimo para casas localizadas em cidades de clima mais quente.

Jardim

As pedras São Tomé podem ser utilizadas em dois formatos: o de pedrão ou caco. Com essas variações, elas se tornam uma ótima opção também para o seu jardim, pois podem deixá-lo com um ar ainda mais natural.

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Quanto às cores, enquanto nos interiores você pode investir em tons mais escuros e sóbrios, no jardim é interessante apostar em cores claras para destacar o verde das plantas. Mas, claro, tudo depende do seu gosto e estilo favorito :)

Piscina

Área de piscina revestida com pedras São Tomé
Área de piscina revestida com pedras São Tomé

A área da piscina é onde as pedras São Tomé são mais vistas em projetos de arquitetura. Por serem antiderrapantes, possuírem baixa absorção de água e serem atérmicas (não retêm calor), são uma excelente escolha para o piso e borda das piscinas. E mesmo que as pedras sejam robustas, um acabamento delicado das peças para piscina pode garantir uma área segura e sofisticada.

Piso de pátio revestido em pedra
Piso de pátio revestido em pedra

Importante: Para aplicar as pedras São Tomé, conte sempre com a ajuda de um profissional. Ele saberá as melhores formas de aplicação e acabamento de acordo com o ambiente e efeito que você desejar.

Utilizar pedras naturais na construção e ambientação da casa é uma ótima opção para quem quer deixar seu espaço elegante sem perder a simplicidade, além de fazer muito bem para o meio ambiente, principalmente optando por marcas que se preocupem em oferecer produtos de qualidade e ecologicamente corretos.

Uma delas é a Revest Pedras Naturais, empresa especializada em pedras São Tomé que atua há vários anos no mercado. Com responsabilidade sócio-ambiental, a Revest possui suas próprias jazidas em São Tomé das Letras, onde extrai e industrializa as pedras em filetes, cacos e até mosaicos personalizados.

E aí, que tal apostar em pedras São Tomé legítimas na sua casa? Conheça a loja completa da Revest aqui na Hometeka e faça um orçamento :)

 

imagens via It Ideias, ArchDaily, Pedras Fernandes, ArchDaily, Pevi, Deavita, Piso Térmico, Contemporist