moveis-de-ferro-HOMETEKA_decoracao-sala-jantar-cadeiras-descombinadas-ferro-restauradas

Os móveis com estrutura de ferro, muito comuns nas décadas de 60 e 70, eram presença garantida na decoração das casas na época – você provavelmente já viu algum na casa de seus avós.

Por serem duráveis e resistentes, eram escolhidos para integrar a decoração de espaços abertos, como jardins ou varandas – mas os interiores também fizeram bom uso da tendência. Camas com estrutura de ferro, mesas e cadeiras davam um ar moderno e sofisticado para os ambientes.

Clássicos nunca morrem e todos esses pontos positivos da mobília de ferro trouxeram a tendência de volta com tudo! Não importa o estilo de decoração, os móveis de ferro caem super bem e, por isso, reunimos aqui algumas inspirações para incorporar essa tendência em sua casa.

_hometeka-decoracao-quarto-casal-parede-cinza-poltrona-fibra

Extremamente versáteis, eles não são peças exclusivas de ambientes com decoração industrial, provençal, campestre ou vintage – é possível usá-los na decoração e obter resultados surpreendentes. Para compor um ambiente moderno e autêntico, mesclar os móveis de ferro com outras peças de visual mais contemporâneo é uma ótima ideia.

A rusticidade do material permite diversas possibilidades de composição na hora de decorar um cômodo, possibilitando inclusive a mistura de texturas e materiais. Ferro e vidro, por exemplo, formam uma combinação perfeita e de muito bom gosto para ambientes internos.

_hometeka-decoracao-portas-pintadas-cinza-cortina-rosa-vidro (1)

Se a ideia é dar só um toque vintage com essa tendência na sala da casa, por exemplo, aposte em mesinhas de apoio, banquetas e aparadores. O ferro é um material facilmente dobrável na hora de moldar e por isso existem peças muito rebuscadas, cheias de curvas e adornos, como também móveis mais minimalistas que fazem uso de linhas retas e poucos detalhes. Verifique o que cabe melhor em seu projeto, as opções são muitas.

Além de variedade no visual, os móveis de ferro também podem variar o acabamento. O ferro pode ser da cor preta, por exemplo. Para dar leveza ao preto, utilize objetos coloridos perto ou ambientando o móvel! Além de resolver o problema, deixa o ambiente bem autêntico.

05-decoracao-aparador-ferro-serralheria-plantas-de-apartamento (1)

O ouro envelhecido também é muito utilizado – nesse caso, o visual fica mais elegante e romântico. É preciso ter atenção para que a decoração não fique com um aspecto ultrapassado, por isso, usar almofadas para quebrar a rigidez e rusticidade do ferro pode ser uma boa ideia. Almofadas brancas são uma ótima combinação com móveis de ouro envelhecido.

Veja também:  Por que você deveria usar lâmpadas LED no jardim da sua casa

Os móveis de ferro podem ser pintados também – a cor mais usada é a branca, mas existem várias possibilidades para colori-los. Os móveis brancos são uma ótima opção para ambientes externos, pois em contraste com tons de verde da grama ou de vasos de plantas, criam um ponto de destaque bem suave. A durabilidade e a resistência do material fazem com que essas peças sejam ótimas opções para áreas externas, jardins e varandas.

moveis-de-ferro-HOMETEKA_apartamento-louveira-rosenbaum-concreto-sala-jantar-madeira

Apesar de o ferro ser conhecido pela sua resistência à ação do tempo, é preciso ter alguns cuidados básicos para garantir que os móveis fiquem conservados. Se eles ficam na área externa da casa recebendo sol e chuva, a atenção precisa ser ainda maior.

Em dias de chuva, por exemplo, é recomendável cobrir os móveis para evitar que as peças enferrujem. Observe sempre se há sinais de enferrujamento – se houver, existem removedores específicos para minimizar ou resolver esse efeito da corrosão do material e são comercializados em lojas de construção ou jardinagem. No entanto, após o uso desses produtos, é importante pintar o móvel.

25-decoracao-jardim-deck-de-madeira-varanda

Se as peças já são pintadas, lembre-se sempre de conferir se a tinta não está descascando ou se não há lascas no móvel, pois é comum que a cor descame com o tempo. Se houver, é só lixar o local e pintá-lo com tinta metálica novamente. Por fim, para garantir que o móvel resista mais tempo sem precisar de manutenção muito constante, é ideal que seja aplicado um primer selante especial para metal, que ajuda a evitar ferrugem e oxidação.

Gostou dessas dicas e inspirações? Então, dá uma olhada na nossa marca que lançamos na Hometeka, a Ethnix. São móveis e objetos garimpados pelo mundo para sua casa (:

Fotos: Histórias de Casa <3