Apesar da grande diversidade de materiais e revestimentos no mercado, a madeira ainda é preferência na hora de decorar casas e apartamentos. Seja em móveis, pisos, portas ou objetos de arte, a madeira traz um ar aconchegante e tradicional aos ambientes, além de ser fácil de combinar com qualquer decoração.

Com atenção e alguns cuidados, também é possível trazer a madeira para dentro do banheiro. Apesar do espaço ter maior exposição à água, a madeira pode compor a decoração com elegância e resulta em contrastes modernos com elementos de outros materiais.

Confira nosso guia, saiba como escolher a madeira ideal para seu banheiro e inspire-se com os produtos do catálogo bim.bon:

Tipos de madeira

Banheiros são espaços naturalmente úmidos. Por isso, o ideal é optar por madeiras mais duras e resistentes que suportem bem a água e a umidade, como cumaru, ipê, jatobá, itaúba, sucupira e peroba-rosa. Essa madeiras possuem maior durabilidade, pois não variam muito de densidade mesmo que percam ou ganhem umidade. No entanto, continua sendo importante protegê-las com impermeabilizantes ou vernizes.

Cuidados

A peça de madeira deve estar totalmente seca antes de receber o acabamento. As manchas de óleo ou gordura devem ser removidas com solvente e é imprescindível fazer o lixamento com lixa adequada. Este processo garante a proteção da madeira e ainda ressalta a sua beleza. Também é importante remover por completo o pó com pano seco ou levemente úmido e depois aplicar seladores específicos que evitam que a madeira absorva tinta demais. Depois disso, a madeira está pronta para impermeabilização – que deve ser feita uma vez por ano – tratamento com verniz náutico, resina, silicone ou pintura com tintas à base de poliuretano.

Outro cuidado é a proteção contra fungos e cupins através da aplicação de produtos específicos.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

Claridade

Para contrastar com o ar mais fechado que a madeira confere ao banheiro por ser mais escura, é importante apostar em elementos brancos. Revestimentos e pisos brancos, além de iluminarem o espaço, dão um ar mais moderno e clean ao banheiro.

Bancada

Os lavabos e bancadas são os lugares mais comuns de utilização da madeira nos banheiros. Seja no tom mais claro ou escuro, é impossível errar ao escolher a madeira como matéria-prima da bancada do seu banheiro.

Também é possível utilizar a madeira de demolição no banheiro. Além de serem mais resistentes, deixam o espaço diferente e ainda mais rústico.

Madeira e pedra

Se você está em dúvida entre madeira e pedra, por quê não combinar os dois? Na área do lavabo, invista em um armário de madeira com uma bancada fina de granito ou mármore por cima. O efeito é lindo e o móvel fica com proteção extra contra a umidade.

Piso

Se você quer ir além, também vale utilizar pisos de madeira na área do banheiro. Por ser um excelente isolante térmico, a madeira deixa o espaço menos frio no inverno, dando mais conforto e aconchego para quem o utiliza.

Cores

Também é possível investir em revestimentos e detalhes coloridos em um banheiro com madeira. Por ser um material neutro, a madeira combina bem com quase todas as cores, em especial aquelas contrárias à cor marrom. Clique aqui e aprenda a combinar cores para decoração.

Detalhes

Espelhos, estantes, prateleiras ou nichos também representam bem a madeira no banheiro apesar de serem peças menores.

Além de ajudarem na organização, é possível utilizar outros materiais na decoração e no revestimento sem que nenhum deles perca destaque.