A madeira continua sendo um dos materiais favoritos quando falamos de revestimento. Matéria-prima atemporal, confere beleza e elegância em um projeto. Por nem sempre ser tão ecológica, outras opções de revestimento imitando madeira surgiram no mercado nos últimos anos.

Esses produtos garantem o mesmo aconchego que a madeira mas aliviam na hora de pensar os impactos ambientais. Acabamentos cerâmicos, vinílicos e até de alumínio trazem a textura da matéria-prima e ainda custam menos.

Veja a seguir alguns projetos postados na Hometeka que fazem uso desse tipo de revestimento. E lembre-se que você pode comparar preços e colocar os produtos no seu projeto:

AirBnB | Gensler

Esse escritório tem o design de interiores com apelo orgânico, com a utilização de materiais naturais e o piso de porcelanato imitando madeira. O tom do piso não é exatamente o mesmo dos móveis construídos na matéria prima original, fazendo com que a imitação não fique tão evidente.

Os porcelanatos tem algumas vantagens como maior durabilidade e facilidade de manutenção.

A alta impermeabilidade e a resistência à abrasão são outras características que chamam a atenção na hora de escolher o tipo de piso ideal.

 

Clarkes | AR Design Studio

O piso que se assemelha muito com madeira nessa casa também é um porcelanato. O modelo retificado do material confere regularidade no tamanho das peças e no visual uniforme.

Ele ainda permite um rejuntamento mínimo, de cerca de 2mm. Rejuntes com cores próximas às da madeira também estão disponíveis no mercado e garantem uma aplicação mais próxima ao natural.

 

Sala de Banho | Márcia Carvalhaes | Casa Cor MG

Essa sala de banho inspirada nos ambientes da Tailândia e do Oriente é marcada pelo tom inimista e relaxante. Muitas superfícies em madeira e uma iluminação indireta ficam evidentes no cômodo.

O mercado já disponibiliza porcelanas com impressão em HD que muito se assemelham ao material natural. Além da impressão, a textura ajuda nessa semelhança e permite a aplicação desse tipo de piso com objetos de madeira de verdade.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

 

Apartamento de 40 m2 | Cristina Bordoiu

Uma outra opção para quem quer criar o mesmo clima da madeira são os pisos vinílicos. Feitos à base de PVC, são vendidos em mantas ou placas. Diferente dos porcelanatos, eles tem propriedade acústica e térmica.

São indicados para diversas áreas e existem pisos vinilínicos até para instalar dentro do box. Outra comodidade é o processo de instalação, que é super rápido.

 

Veja também o nosso guia com 27 ideias de projetos com cimento e concreto aparente – clique aqui para ver.