A reutilização de materiais de construção em jardins e itens de decoração parece estar mais em destaque do que nunca. E esta é a vez dos tijolos e blocos de concreto, que tem sido reapropriados por arquitetos, decoradores e designers de interiores em projetos criativos.

O bim.bon reuniu esta galeria com 20 fotos para te inspirar e ideias para dar um novo uso a diferentes materiais em seus projetos. Confira:

Custando cerca de R$ 2,40 a unidade em lojas de referência, o bloco de concreto está disponível nos mais diversos formatos. Furado ou maciço, o material invade os interiores dando um toque brutalista aos mais diversos móveis, sendo mais utilizados como aparadores entre folhas de vidro e madeira.

São uma solução barata para personalizar o ambiente, que podem até dar um visual industrial para o cômodo. Antes de tudo, uma dica inicial muito importante: lembre-se de passar verniz na peça para que o bloco não fique soltando resíduos.

Sala

Na sala, os blocos de concreto podem ser funcionais e discretos – empilhados, como na imagem acima, são uma ótima ideia para estante de livros e aparador de objetos de decoração. Por terem um tom sóbrio, não chama atenção na decoração, permitindo que você ouse mais na hora de escolher os objetos que vão compor seu ambiente.

Além disso, podem ser ótimos apoios para mesas de computador ou aparadores de hall de entrada da sua casa – aqui, a gente te dá outras ideias de como usar aparadores na decoração de casa com outros materiais.

Para a confecção desses móveis, poucos materiais são necessários: blocos de concreto (lembre-se de avaliar qual bloco é mais adequado para aguentar o peso do que você pretende apoiar no móvel) e uma superfície de um material a sua escolha: madeira e vidro geralmente são as escolhas mais comuns e que melhor combinam com o acinzentado dos blocos.

Algo fundamental de se levar em consideração é o cálculo estrutural do projeto – revise-o antes de criar uma estante ou alguma outra mobília com blocos de concreto. Isso é fundamental para que a estrutura do apartamento suporte o peso do móvel.

Quarto

Como o quarto é um lugar que pressupõe aconchego e suavidade, você provavelmente vai achar que os blocos de concreto são peças grosseiras para esse ambiente.

Mas não torça o nariz, os blocos de concreto podem assumir funções curiosas – como por exemplo, servirem de pé para uma cama box. O resultado é uma peça única e cheia de personalidade.

Veja também:  Hometeka Visita: Serracopo

Para inovar e melhorar esse aspecto cru da peça, você sempre pode pintá-los. Antes, você deve preparar o bloco para receber a tinta para selar a superfície porosa – pode ser feito com um primer, de preferência do mesmo material de base da tinta, que pode ser de látex, elastométrico ou à base de óleo.

É importante que você deixe o preparador secar por alguns instantes na peça para que o efeito seja o esperado. Depois de seco, a tinta pode ser aplicada – no mercado, existem algumas específicas para pintar o material. A tinta epóxi, por exemplo, tem um ótimo acabamento e fixação em superfícies de concreto. Uma lata de 3,6L custa, em média, R$ 169 reais.

Os aparadores indicados para a sala também podem fazer parte da decoração do quarto, principalmente se o cômodo tiver um visual industrial ou mais rústico. Mas tome cuidado para não carregar o ambiente com o aspecto do concreto – o material é bem vindo mas é preciso usá-lo na medida certa para que o cômodo não fique grosseiro ou com aspecto de inacabado.

Área externa

O ambiente em que os blocos de concreto mais reinam são os jardins e áreas externas, principalmente se forem vazados. Os vãos são geralmente aproveitados para serem preenchidos com plantas, em esquemas criativos que intertravam os blocos e criam uma bela composição.

Se você não tem muito tempo disponível para cuidar de plantas mas acha que um toque de natureza faz toda a diferença, aposte em um jardim semi-árido – as suculentas são tendência nos interiores (como já te contamos neste post aqui) e são ideais para dar um toque suave para o jardim.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para você montar a sua própria horta: vegetais como hortelã, cebolinha ou salsinha são sempre mais saborosos quando fresquinhos.

Se o seu jardim é espaçoso, uma boa ideia é fazer um banquinho apoiado em blocos de concreto, com barras de madeira e almofadas. Além de super original, é uma solução econômica para dar um toque especial ao espaço aberto da sua casa. Nessa situação, pintar o bloco faz toda a diferença – vale a pena investir na personalização para que o resultado final seja visualmente agradável.

Consulte a galeria no topo da página para conferir mais ideias.

fotos Divulgação