Hotel de Bambu

1

O escritório Penda inovou na proposta do concurso ‘AIM: legend of tent’ (AIA: A lenda da tenda) deste ano. A premiação que tem como objetivo receber propostas arquitetônicas efêmeras já tem o projeto concebido em bambu como favorito do público. 

A estrutura modular procura ser ecologicamente correta, e os arquitetos garantem que não há impacto no terreno nem no próprio bambu, que pode crescer e manter sua função estrutural.

O sistema funciona com perfis de bambu rotacionados e conectados a um elemento estrutural horizontal através de cordas. A união dessa junção de perfis gera tendas triangulares com um grid de 470 cm, com a possibilidade de serem reunidas em diferentes programas de acordo com as necessidades do cliente. 

O projeto dispensa concreto, cola e/ou pregos, o que faz com que o bambu tenha seu estado inicial conservado e possa ser reutilizado neste ou em outros projetos.

A inspiração veio das habitações não-permanentes de grupos indígenas, que não danificavam o ambiente e podiam ser reutilizadas em um novo acampamento. Esse viés ecológico também considerou o crescimento do bambu, que pode expandir suas folhas na arquitetura. O material foi escolhido pela sua grande disponibilidade na China, diminuindo os custos de transporte e energia.

O projeto foi batizado de ‘The one with the birds’ (Aquele com os pássaros, em tradução livre) e promete uma experiência natural em ‘3D e HD’, como afirmam os arquitetos. Os ambientes foram projetados para serem confortáveis e reconfiguráveis em um contexto hoteleiro, mas também são úteis como abrigos temporários em caso de conflitos ou desastres naturais.

Veja o vídeo do projeto (em inglês):

Na galeria você vai encontrar mais tipologias do projeto, renders e esquemas. Confira no topo da página.

Veja também:  Tbldo Design: Aço e couro trabalhando em harmonia.

>> Conheça mais sobre o bambu como material de construção.

imagens Divulgação

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon