Sim, já é dezembro! Está na hora de começar a preparar as festas de fim de ano, e muitas pessoas não sabem o que fazer para inovar na decoração, principalmente do Natal.

Pensando nisso, o bim.bon fez uma curadoria de materiais e objetos que reinventam as tradições e preparou um guia inspirado em conceitos ousados e minimalistas para deixar a decoração natalina mais cool. Vem ver:

Árvores

Algumas tradições de Natal têm diferentes significações ao redor do mundo. A árvore de Natal é uma das principais e pode representar vida, força e fertilidade – alguns povos antigos a cultuavam devido a esses significados, e até hoje ela é parte importantíssima das celebrações natalinas.

Quem diria que, para deixar seu ambiente com a simplicidade e delicadeza do Natal, você poderia montar sua árvore apenas com madeira?

Utilizando lâminas de madeira, tocos ou galhos secos, você já recria o efeito de árvore, e ainda pode pendurar enfeites clássicos como pisca-piscas e bolas. O resultado é uma árvore de Natal minimalista e singular.

Também é possível fugir do comum com os materiais. Árvores feitas em estruturas de ferro, tubos neon ou somente pisca-piscas deixam a decoração mais contemporânea e irreverente. Já as montadas com materiais como papelão e livros podem deixar seu Natal cheio de inocência e delicadeza.

Ceia

A ceia é um dos momentos mais significativos da noite de Natal; hora de reunir toda a família, amigos e parentes para comer e brindar à vida e ao ano que se passou. Assim, montar uma bela mesa é muito importante para que todos se sintam acolhidos e confortáveis na hora de jantar.

Seja sua mesa pequena ou grande, é sempre interessante prezar pela pureza na decoração, e os alimentos podem ser aliados para promover um ar mais natural ao ambiente. Pinhas, canela-em-pau e nozes espalhadas são bem-vindas, bem como bandejas com frutas.

Você também pode combinar cores clássicas como vermelho, verde e branco ao apostar em objetos de formas diferenciadas, como velas e pequenos vasos de planta.

A atenção aos detalhes também é de extrema importância. Até uma decoração cool pode ser intimista, e valorizar cada peça de jantar com guardanapos e acessórios individuais transmite uma sensação maior de pertencimento a seus convidados.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

Você pode ter materiais rústicos como cordas e barbantes, mas se combiná-los com elementos delicados como ramos de oliveiras e alecrim, sua mesa ficará ainda mais convidativa.

Guirlandas

Outro costume de decoração natalina são as guirlandas, também conhecidas como coroas de Natal. Geralmente ficam penduradas nas portas de entrada das casas, e seus ramos transmitem esperança e boas vibrações para o lar.

Assim como outros itens, fazer a própria guirlanda confere um aspecto mais pessoal e singelo à decoração natalina. Galhos de árvores como ciprestes e abetos (árvores ornamentais e coníferas nativas do hemisfério Norte) são entrelaçados em forma de círculo e podem ser ornados com pisca-piscas, bolas, flores artificiais ou elementos in natura para garantir um aspecto mais simples à peça.

Mas caso não possua galhos verdes, ainda mais dessas árvores que não são características de regiões mais quentes como a nossa, você pode reinventar a sua guirlanda com outros materiais. Palha, enfeites natalinos e até mesmo frutas podem ser combinados e criar coroas inovadoras e muito bonitas.

Velas

Grandes símbolos natalinos, as velas representam vida e esperança e têm muito significado para determinadas religiões e crenças. Já como elementos de iluminação, podem originar ambientes românticos, intimistas e aconchegantes.

Na noite de Natal, você pode inovar nos formatos, cores e aplicações das velas para deixar sua decoração mais original. Copos e potes de vidro, bem como folhas e frutos naturais ou sintéticos são elementos interessantes na hora de dar uma cara nova a essa tradição de Natal.

Assim, seja em cima de mesas e prateleiras ou nas paredes, a união entre a delicadeza dos elementos decorativos e a simplicidade da luz das velas pode deixar sua celebração ainda mais especial.

Uma decoração bem pensada e montada pode melhorar o astral de espaços e eventos em qualquer época do ano e, no Natal, ela pode se tornar ainda mais transformadora. E aí, que tal adotar um estilo mais cool e deixar seu Natal criativo e inspirador neste ano?