Selecionamos fotos para inspirar você a transformar sua cozinha em um espaço agradável e ecologicamente correto.

Para organizar tudo de um jeito prático, as imagens foram divididas entre cozinhas pequenas, médias e grandes, assim você pode adaptar as melhores dicas para o seu projeto.

O mais legal é que a maioria das ideias listadas aqui podem ser replicadas na sua casa sem obras. Trocar uma torneira, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Confira as dicas com sugestões de produtos Gaya:

Pequenas

Às vezes a cozinha é resumida em uma parede. Nesse caso, é importante planejar o ambiente para que você não encontre obstáculos de movimento. Deixar apoios e seca-louças próximos da pia também evitam que a torneira fique aberta por muito tempo.

O projeto dessa cozinha é bem iluminado e posiciona os objetos e temperos sempre à mão. Mais um exemplo de valorização da iluminação natural e otimização de espaço.

Quando é preciso combinar cozinha e sala de jantar é importante dimensionar o movimento das cadeiras e a posição da mesa, para que você não fique trombando constantemente em quinas.

Aposte em cores e bons acabamentos nas torneiras e registros, afinal cozinha pequena não é sinônimo de cozinha sem personalidade.

Neste projeto, há uma torneira com mangueira retrátil, que ajuda na limpeza da louça sem fazer bagunça. Assim como os produtos Gaya abaixo:

Médias

Paredes lousa são uma tendência para cozinhas com estilo. Você pode fazê-las com papel contact ou com tintas especiais disponíveis no mercado.

Junto com o reaproveitamento de pallets, baús e carretéis, esse tipo de revestimento parece ter conquistado os decoradores. Aprenda a usá-los nesse post.

Para ser ambientalmente amigável, você também pode investir em uma mini-horta na cozinha e cultivar seus próprios temperos e alimentos.

Se você vai optar por uma reforma, cheque se todos os materiais de construção tem procedência legal e qualidade. Se puder, reaproveite os restos de materiais, eles podem gerar peças de mobiliário e detalhes rústicos na sua cozinha.

Veja também:  Dia das Crianças com design e diversão

A eficiência energética de eletrodomésticos também é importante na cozinha. Procure por selos de eficiência energética, como o Procel, que classifica os aparelhos de A a G de acordo com o consumo.

Outro ponto importante relacionado aos eletrodomésticos é a distância. Aparelhos que produzem calor, como o fogão, devem ficar distantes da geladeira, que precisa manter uma temperatura fria. Quanto mais longe estes eletrodomésticos ficarem entre si, menor é a compensação da rede elétrica, que significa economia de energia.

A iluminação é outro fator importante nesse ambiente. A lâmpada correta pode significar economia e um melhor aspecto dos alimentos. Para saber mais sobre o assunto, confira o post Dicas de Decoração: Iluminação.

Melhor iluminada, a sua cozinha deve ter peças com melhores acabamentos. Conheça também a linha de produtos LED da Gaya que deixarão sua cozinha ainda mais bonita.

Grandes

Cozinhas espaçosas também podem ser econômicas. A escolha dos materiais certos pode ser decisiva nessa questão. Torneiras aeradas, por exemplo, podem reduzir o consumo de água em até 12%.

Bancadas de pedra são pouco sustentáveis. Opte pelas produzidas com madeira certificada ou pedras sintéticas.

Uma cozinha sustentável com um toque de verde. Veja como é fácil criar espécies de baixa manutenção e montar jardins verticais – é só acessar esse link.

Toques coloridos sempre são bem-vindos. Acompanhados de acabamentos cromados, eles podem dar o estilo e a eficiência que a sua cozinha precisa.

Em pequenos, médios e grandes espaços, sustentabilidade e design devem andar juntos. É por isso que os produtos Gaya são indicados para os seus projetos.

Você pode conferir os preços, modelos e custos de instalação aqui mesmo no bim.bon, é só acessar os produtos do fabricante neste link.

Quer ver mais cozinhas? Inspire-se com estes projetos de reformas – com fotos de antes e depois.

 

fotos Divulgação, Casa Cor.