BEAD-CURTAIN-BONNIEUX-PROVENCE-FRANCE_1

Surgido por volta dos anos 1700, o Estilo Provençal logo atravessou as fronteiras francesas e conquistou o mundo com seu charme e romantismo. Com uma aura que reflete tranquilidade e bem estar, suas origens nos levam à famosa região de Provença, no sul da França, um conjunto de cidades históricas, pequenos castelos e enormes campos de lavanda.

A história conta que os camponeses que moravam em Provença – longe da Corte Francesa, que se concentrava em Paris – passaram a cobiçar elementos que trouxessem nobreza e refinamento para suas casas. A partir daí, os móveis luxuosos e cheios de detalhes da Família Real começaram a ser copiados pelos marceneiros e artesãos locais com madeiras inferiores e acabamento menos delicado.

estilo provençal bimbonBarloga
Mercado em Provença, França

Essa maneira criativa de se aproximar de um estilo muito distante da realidade econômica da maioria da população da época logo se espalhou por toda a França. Os móveis antigos e a presença das flores nos casebres de Provença evoluíram com o tempo e ganharam também novos significados e aplicações, se consolidando como um estilo próprio, elegante e apreciado no mundo todo. Conheça melhor cada um dos elementos que compõem o Estilo Provençal e veja como deixar sua decoração suave, elegante e harmoniosa:

Móveis Antigos

Como já falamos, os móveis copiados pelos artesãos tinham qualidade inferior. Para esconder as falhas no acabamento e os defeitos da madeira, os artesãos inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gesso-cré. Com o tempo, a pintura aplicada nos móveis, portas e gavetas também se desgastava e criava uma aparência envelhecida e patinada – e essa característica é uma das mais marcantes do Estilo Provençal.

estilo provençal bimbonFrench Bedroom Company
Cômoda Provençal

Para aplicar em casa, você pode começar reaproveitando algum móvel antigo da família  – como aparadores e mesas de centro – ou até mesmo de um brechó. Penteadeiras e cômodas são os móveis mais utilizados nesse estilo de decoração, e você pode deixá-los com a aparência original – utilizando apenas uma cera ou verniz impermeabilizante para proteger a madeira – ou pintá-los utilizando a tinta Chalk Paint.

Chalk Paint

Inventada nos Estados Unidos na década de 90, a Chalk Paint é uma tinta própria para madeira que dispensa alguns cuidados prévios, como a aplicação de primer ou lixamento. Feita à base de giz ou gesso em pó, a tinta Chalk deixa um acabamento de pátina aveludada e é ideal para quem não domina técnicas específicas de pintura.

Aqui no Brasil pode ser difícil encontrar a Chalk Paint original para comprar, por isso, você pode preparar a sua utilizando tinta acrílica, água e gesso em pó. É interessante utilizar pelo menos duas cores diferentes e aplicar um fundo branco, para que o efeito de pátina fique mais visível e bem acabado. Depois é só lixar nos partes desejadas para obter a aparência mais desgastada. Confira aqui e aqui duas maneiras diferentes de fazer.

Veja também:  Conheça: Todos Os Fogos

Cores

Os tons pastel e as cores mais claras – como o branco e o bege – predominam no estilo Provençal. Você pode apostar em tons mais claros de azul, rosa, lilás e verde em basicamente qualquer elemento decorativo de casa, como almofadas, paredes, cadeiras e molduras de espelho.

estilo provençal bimbonFringe and Doll
Sala de estar no Estilo Provençal

Na sala de estar e nos quartos, utilize cortinas brancas ou no tom off-white em tecidos leves, como o voal. Estampas simples e delicadas (como as florais) também são bem-vindas.

Flores

O caráter romântico e leve da decoração provençal é garantido pela presença das flores e plantas, principalmente a Lavanda. Por ser abundante na região de origem do estilo, arranjos de lavanda eram utilizados como decoração dentro das casas, o que deixava os ambientes bastante perfumados e agradáveis. Com o tempo, o estilo passou a incorporar também outros tipos de flores, além de aplicá-las como estampa em móveis, louças e tecidos.

Coloque vasos de violetas, rosas brancas e alaranjadas, íris e alfazemas em vários ambientes, inclusive na fachada de casa – além de coloridas e alegres, o aroma dessas flores deixa o local mais fresco e com clima de campo francês.

estilo provençal bimbonCool Chic Style
Lustre em decoração Provençal

Lustres

O ar de sofisticação de qualquer ambiente provençal fica por conta dos lustres. No entanto, por serem mais caros, você pode apostar em pendentes maiores e mais ornamentais, sempre transparentes, translúcidos ou com elementos dourados e de cristal.

Toile de Jouy

Apesar do nome complicado, a Toile de Jouy é um tipo de estampa clássica no Estilo Provençal, onde os padrões representam cenas campestres simples como flores, casais passeando em uma floresta ou casas de campo. Os traços dos desenhos são sempre delicados e utilizam cores leves como o azul, rosa, verde, além do branco ou off-white no fundo.

estilo provençal bimbonCity Shopping
Poltrona estampada em Toile de Jouy

A Toile pode ser utilizada como estampa nas roupas de cama, aparelhos de jantar, papéis de parede e até mesmo em sofás ou estofados de cadeiras.

estilo provençal bimbonMiss Architettura
Listras na Decoração Provençal

Listras

Para contrastar com as estampas florais, as listras em cores claras – principalmente o azul bebê – são muito bem-vindas e combinam facilmente com os demais elementos da decoração.

 

E então, o que você achou do Estilo Provençal? Pretende investir e trazê-lo para a sua casa? Conte pra gente nos comentários :)