Um dos recursos mais baratos para promover grandes mudanças na decoração e transformar espaços (e a forma como vivemos neles) é a tinta! Quando falamos em tintas, logo pensamos nas cores, importante fonte de sensações no décor. As cores influenciam nosso estado de espírito e ajudam a trazer renovação. Aqui no blog a gente já deu dicas para ajudar você a combinar as cores certas na hora de decorar sua casa e já mostramos alguns ambientes com paletas de cores inusitadas.

Mas a gente sabe que levar mais cor para nossa casa e sair do trivial (e seguro) branco, gelo e tons crus não é tarefa fácil. Existe um grande receio em apostar em cores mais intensas e depois precisar viver no meio disso. Por isso separamos 12 ideias + uma dica bônus, pra você levar mais cor pra sua casa sem precisar colorir tudo de uma vez e sem medo de errar. Veja as imagens abaixo e inspire-se!

1. Uma cor e uma parede

estar integrado cor decoração parede colorida azul
Estar integrado assinado pela Simples Arquitetura | Foto: Henrique Queiroga

Os menos ousados podem usar a cor que mais ama em apenas uma das paredes como no projeto do APTO CA assinado por Natália Botelho e Paola Corteletti. Para a sala deste apartamento, escolhemos um tom de azul aberto, alegre, imponente. Tudo que uma sala como esta pede. A cor em ambientes integrados, fortalece a identidade do ambiente e cria um foco! Em uma mistura harmônica de estilos, como deste projeto, a parede colorida era o que precisava para torná-lo ainda mais personalizado.” A cor escolhida para a parede do Estar foi a Rialto da Coral.

2. Pinte as janelas

janelas e portas coloridas
Projeto: CMSP Arquitetura + Design

Pinte somente as janelas e portas, como no projeto de reforma desta residência dos anos 1920 em Florianópolis.

3. Ou as portas 

À esquerda (porta azul): projeto de Rachel Nakata e foto de Levi Mendes Jr. | À direita (porta amarela): projeto de Sergio Cabral e Bia Hajnal; foto de Maíra Acayaba
À esquerda (porta azul): projeto de Rachel Nakata e foto de Levi Mendes Jr. | À direita (porta amarela): projeto de Sergio Cabral e Bia Hajnal; foto de Maíra Acayaba
Nestas duas imagens, as portas de entrada receberam cores vivas para dar boas vindas aos moradores e visitantes.

4. Revele os detalhes da arquitetura

Projeto Lofto do Vovô assinado pelo escritório mineiro MEIUS Arquitetura
Projeto Lofto do Vovô assinado pelo escritório mineiro MEIUS Arquitetura

Ainda tá em dúvida? Pinte somente detalhes – vigas, degraus de escada e pilastras, como no Loft do Vovô, projeto assinado por Giulianno Camatta e Bernado Horta. “Nossa decisão em utilizar cores pintadas ao invés de revestimentos dentro do Loft veio da ideia de economia e também da busca por demonstrar detalhes que ali já existiam. Basicamente enaltecê-los da melhor forma, usando cores. Ao final da escada existe um cano que passa por dentro do ambiente, nossa solução não foi negá-lo e nem quebrá-lo, foi pintá-lo de amarelo. Imagina que todos os elementos daquele lugar fossem esquecidos ou simplesmente ignorados e pintados de branco? O espaço não seria o mesmo, não nos atentaríamos a espacialidade geral do lugar. Isso gera uma busca e um passar de olhos por todo o loft com toda certeza.”

Giulianno ainda dá uma dica para quem quer criar mudanças usando cor: “em casos como este, de reforma pesada e recursos escassos, atentar aos detalhes e lembrar que a pintura pode ser uma grande aliada tanto para o destaque de toda estrutura existente, que é o que mantém aquele lugar em pé, quanto a percepção espacial. O bom que a tinta se faz muito simples na hora de decorar, podemos brincar e rolar com as milhões de possibilidades.” Veja o projeto completo.

5. O teto da sua casa pode receber mais que um lustre

Residência Butantã, projeto assinado por Rodrigo Othake.
Residência Butantã, projeto assinado por Rodrigo Othake.
As cores também podem ir para o teto, como no projeto desta residência em São Paulo.

6. Colorir e ainda tornar útil

cor-decoracao-parede-tinta-lousa
Pode ser uma parede colorida que também funciona como lousa, como no home office da Thalita cunha do blog Na Minha Vida. Para saber a cor ideal e os materiais necessários para criar sua própria lousa, clique aqui.

7. Geometria na parede

Projeto do arquiteto Renato Salles | Foto: Isadora Fabian para Histórias de Casa
Projeto do arquiteto Renato Salles | Foto: Isadora Fabian para Histórias de Casa
Diferentes tons de cinza e azul fazem uma composição geométrica na parede da estante atrás da TV. 

8. Mais cor na cozinha

Pistache foi a cor escolhida para esse projeto de reforma na cozinha. Projeto Buji.
Pistache foi a cor escolhida para esse projeto de reforma na cozinha. Projeto Buji.
A cozinha também podem receber camadas de tintas! Como na reforma feita neste apartamento. A opção foi cobrir os azulejos antigos com a cor Pistache. Clique aqui e conheça a tinta especial recomendada para pintura de azulejos. 

8. E porque não no banheiro?

pintura-parede-banheiro-colorido-tinta
Projeto: Buji Decoração
Neste banheiro, o azulejo foi instalado em meia parede. Os azulejos brancos foram preservados e a parede superior recebeu tinta. Existem produtos anti-mofo e repelentes a água, ideais para ambientes com umidade, conheça

9. Pintando azulejos ou recortes na parede

pintura sobre azulejo
À esquerda, foto de Arthur Rosa |
À direita, projeto de Felipe Hess e foto de Filippo Bamberghi
 Aqui, o rosa aparece na parede, no espaço que antes abrigava um espelho e diretamente no azulejo. 

9. Pisos também entram nessa brincadeira com as cores

pintura epóxi decoração casa piso colorido
Projeto: Vapor 324 | Foto: Evelyn Müller
 O piso deste apartamento recebeu pintura epóxi. Clique aqui e saiba qual produto recomendado para alcançar esse efeito.

10. Na dúvida, faça pela metade :P

pintura meia parede
Foto: Isadora Fabian para Histórias de Casa
Bateu aquela insegurança em pintar uma parede inteira? Vale fazer o serviço pela metade. 

11. Hall de entrada e corredor também merecem atenção

corredor e hall de entrada coloridos
Imagem da esquerda: Foto Isadora Fabian para Histórias de Casa | imagem da direita: via Pinterest
Não é só porque são espaços pequenos ou de passagem que hall de entrada e corredor devem ser esquecidos. Veja como ganham vida com mais cor e um décor caprichado. 

12. Marcando território

Foto: Luiza Florenzano para Histórias de Casa
Projeto: Buji | Foto: Luiza Florenzano para Histórias de Casa

Se o espaço não é assim tão grande, mas você precisa dividir o ambiente ou delimitar um espaço, tinta na parede!

13. Acertando o tom!

Buscar referências, namorar a cartela de cores, ficar em dúvida entre 2, 4 ou mais cores, escolher uma e depois começar tudo de novo. Todo mundo que busca mudar a cor de um ambiente passa por essa mesma situação, são raros os casos de amor à primeira vista. 

Para ajudar a fazer a escolha certa e ainda evitar decepções, a Coral criou um aplicativo pra te ajudar nessa difícil missão. Você vai precisar de baixar o Coral Visualizer (disponível para Android e Iphone). Através do recurso de realidade aumentada, você vai conseguir visualizar seu ambiente, selecionar a área a ser pintada e modificar a cor em tempo real. Veja como funciona no vídeos abaixo:

Gostou das ideias? Vai aplicar alguma delas na sua casa? Conta pra gente :)

Veja também:  Bento Restaurante por Du Leal e Eduardo Beggiato