Casar é um momento mágico na vida de qualquer casal – mas para que o grande dia aconteça como o esperado, é preciso enfrentar meses de muita pesquisa, orçamentos e decisões difíceis, principalmente se a comemoração será mais íntima e a tradicional festa de arromba em um grande salão não está nos planos.

Para te ajudar a preparar a decoração do seu casamento, fizemos um guia com dicas, sugestões, inspirações e itens que você pode comprar para a sua festa aqui na Hometeka :)

Confira:

Tema e cores

Em primeiro lugar, é importante pensar qual atmosfera você deseja dar ao seu casamento. Tente levar em conta o estilo de vida que você e seu futuro marido ou esposa levam; se são mais românticos, mais discretos, ou se gostam de apostar no diferente. Dentro disso, vocês podem optar por uma decoração rústica, minimalista, clássica ou até vintage.

Quanto às cores, é preciso escolher com cuidado a paleta – temos até um post para te ensinar a combiná-las da maneira correta. Uma decoração em tons pastel (rosa claro, azul bebê, turquesa, verde e amarelo) fica delicada e romântica. Você também pode apostar em algo mais romântico, misturando tons de vermelho e dourado – mas independente das cores, não se esqueça que o branco é a base.

decoração de casamentoInterclodesigns
Decoração delicada em tons pastel

Você também pode dar um ar mais tropical à cerimônia, investindo em cores mais quentes como o laranja, lilás, amarelo e verde.

Pontos focais

decoração de casamentoInesquecível Casamento
Mesa principal no estilo tropical, nas cores rosa, verde, amarelo, laranja e lilás

O mais legal dos elementos de um casamento é que você não precisa repeti-los em todo o ambiente – assim, fica mais difícil errar ou sobrecarregar a decoração. No caso das cores, por exemplo, você pode escolher uma ou duas para os guardanapos, taças e copos e as outras para as flores. Você também pode optar por uma decoração mais discreta nas mesas e distribuir mais cores na mesa principal, com docinhos, cupcakes e bem-casados coloridos.

Onde você tiver dúvida de qual cor utilizar, coloque o branco – a cor neutra garante o equilíbrio da decoração e impede que o ambiente fique parecendo uma escola de samba.

Almofadas

decoração de casamentoHome Edit
Pallets servem como mesa ao ar livre para os convidados, com destaque para as almofadas

Se a sua festa de casamento for acontecer em um terraço, jardim ou espaço semi-aberto, é importante pensar onde os seus convidados irão se acomodar. Além das mesas tradicionais, também pode ser legal dispor almofadas em bancos, cadeiras e até mesmo no chão (com uma colcha ou manta) para criar um clima mais descontraído e relaxante.

Plantas e flores

Veja também:  Guia Prático: Ambiente Multifuncional

O charme de qualquer casamento está na presença das flores. Por isso, além do buquê, invita em arranjos de flores em todas as mesas dos convidados, além de arranjos ou vasos maiores na mesa principal.

Outra ideia bastante charmosa é pendurar vasinhos de flores em locais estratégicos da decoração – principalmente se o espaço for um jardim ou pátio.

Mesa

decoração de casamentoParty Space
Mesa com decoração discreta e neutra

Se você não deseja usar as clássicas mesas com toalhas brancas, uma opção que fica linda e com estética mais rústica e provençal são mesas de madeira sem nenhum tipo de forro ou cobertura. Aproveite para investir em guardanapos ou arranjos coloridos ou brancos para reforçar o contraste e não perder a ideia dos pontos focais que já explicamos mais acima.

No caso de mesas retangulares para mais pessoas, não se esqueça de um caminho de mesa bem bonito e diferente.

decoração de casamentoJust Lia
Decoração do casamento da blogueira Just Lia

Na mesa principal, escolha com cuidado os pratos para doces e para o bolo, que devem acompanhar o estilo escolhido para o restante da decoração.

Iluminação

Junto com as plantas e arranjos de flores, a iluminação é outro ponto principal para a decoração do casamento. Não basta iluminar o local de maneira homogênea; é preciso ter em mente que as luzes também são elementos decorativos e devem ser escolhidas de acordo com o clima que se deseja dar ao casamento.

No geral, velas são sempre bem-vindas em mesas, janelas, castiçais ou até em garrafas de vinho, dando um toque bem romântico e aconchegante ao casamento. Outra ideia bastante usada é investir em fios de luz, que podem ser pendurados como um varal, dispostos sobre a mesa principal ou em mesas alternadas dos convidados.

Quadros, fotos e flâmulas

decoração de casamentoJust Lia
Decoração do casamento da blogueira Just Lia

Se você quer deixar seu casamento com uma cara mais despojada, uma boa opção é colocar alguns quadros e pôsteres decorativos em paredes ou até mesmo na mesa principal.

Outra ideia é utilizar fotos de você junto do seu noivo ou noiva em momentos variados ou com amigos que fazem parte do história do relacionamento.

 

E então, o que você achou das inspirações? Quais delas vai usar no seu casamento? Conte pra gente nos comentários abaixo :)