Vai construir, comprar ou escolher um projeto? Descubra como fazer a opção certa neste post.

BT House | Guilherme Torres

O layout de um projeto é uma das decisões mais importantes (e estressantes) a serem tomadas. Independente de ser uma casa, apartamento ou condomínio fechado, a metragem e disposição dos ambientes vão depender do seu estilo de vida e necessidades, quando não vão redefini-los completamente.

Panorama House | Moon Hoon Architects

Tamanho da casa e da família

Esta dica parece óbvia, mas é muito importante. Verifique quais são as dimensões ideais para o seu estilo de vida. Você é solteiro? Casado? Tem filhos? Pretende mudar esta situação? Não precisa responder, mas considere estes fatores ao pensar em quantos banheiros e dormitórios serão necessários, tanto para os moradores quanto para as visitas.

O tamanho dos espaços também estão ligados à manutenção e limpeza, assim como a funcionalidade. Talvez separar uma escrivaninha para o computador seja mais sensato do que criar um ambiente de home office.

Pense em como a casa ficará quando todos os espaços forem ocupados e onde os moradores passam mais tempo. Na dúvida, leve toda a família junto na hora da decisão.

Loft Vasco | Urbana Arquitetura

Estilo

Você prefere algo mais tradicional, talvez um projeto mais fechado, com uma clara delimitação dos ambientes ou algo mais aberto, integrado e com poucas paredes? Pense nisso.

Procure referências e selecione ambientes que te agradem hoje e amanhã, afinal, este é um investimento de longo prazo.

Esta também é a hora de pensar na decoração. Confira o Pinterest da Hometeka para separar algumas ideias.

V4 House | Studio MK27

Localização & Terreno

Verifique a acessibilidade do seu projeto a centros de compra, escolas, hospitais e condições de transporte.

Veja também se há a possibilidade de expandir horizontalmente ou mesmo adicionar um novo andar de acordo com os limites de construção e zoneamento da região.

Outros aspectos do terreno são o aproveitamento de áreas em quintais, jardins e distância da rua. Declives e aclives devem ser considerados na planta e no seu bolso, já que cortes e aterros geram custos.

BV House | Jacobsen Arquitetura

Prós e contas

Por mais que você queira, não há projeto perfeito. Selecione suas prioridades e entenda o que você pode aprender a viver sem e o que não pode dispensar. Este elemento é muito ligado a sua rotina, como por exemplo, a resistência à ruídos e isolamento acústico e a leveza do seu sono.

Casa Guarujá | Bernardes e Jacobsen Arquitetura

Esqueça os acabamentos

Conhecer o projeto decorado é interessante, mas não o principal. Faça sua decisão considerando o fluxo de pessoas, funcionalidade e proximidade dos ambientes e seu cotidiano, já que no final das contas, na maioria das vezes, você recebe o projeto sem grandes acabamentos.

Casa NB | Arquitetos Associados

Peça a ajuda de um profissional

Consulte um arquiteto, designer, construtor, engenheiro ou mesmo um consultor da imobiliária antes de tomar uma decisão definitiva. Estes profissionais consideram fatores que não são óbvios aos olhos nem ao toque, como economia de energia, circulação de ar, preço do m2 da região, etc.

Veja também:  Por que você deveria usar lâmpadas LED no jardim da sua casa

Tree House | JCB

Confie nos seus instintos

Há uma infinidade de plantas e projetos diferentes. Escolha aqueles que tragam a sensação que você deseja. Apesar de parecerem subjetivos, elementos como aconchego e conforto são muito importantes.

Duplex PZG | n232 Arquitectura

Mobiliário

Comprar móveis novos ou levar os antigos? Tome cuidado com as dimensões e medidas e pense no que é útil para cada espaço. Evite comprar ou transportar peças muito grandes ou desproporcionais às dimensões dos ambientes, isso reduz a percepção de amplitude do cômodo.

Casa Del Horizonte | Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Orçamento

Aprenda a levar em conta os custos associados ao layout escolhido, como revestimentos, pinturas, custos de instalação, etc. Você pode orçar tudo através da seção de produtos no site.

House K | Sou Fujimoto

Modificações

Confira se você poderá remodelar ou modificar os ambientes. A estrutura permite a construção de um novo andar ou remover uma parede para estender um espaço? Pense que as necessidades dos moradores podem mudar drasticamente ao longo dos anos e que a casa deve adaptar-se a isso.

Casa Nagoya | Tetsuo Kondo Architects

Acessibilidade

Crianças precisam de corredores largos para brincar pela casa. Talvez algum membro da família possa apresentar alguma deficiência física que altere a composição dos espaços. Idosos também precisam ficar mais próximos ao banheiro. Cogite as conveniências que cada estilo de morador necessita.

Wall All Apartment | Haiko Cornelissen Architecten

Privacidade

Cuide do posicionamento de portas e janelas para não transformar seu projeto em um reality show para os vizinhos. Plantas nos formatos de U e L são fechadas em si e garantem maior intimidade.

H House | BANG by MIN

Vizinhança

Falando neles, tome os moradores próximos como referência. Veja se suas casas dispõe de características especiais ou não convencionais. Confira se usam tapetes para abafar ruídos, se as roupas podem ser estendidas na área externa, se os lugares aceitam animais de estimação, etc. Casas térreas devem receber atenção especial em relação a portinholas e outras estratégias de contenção que podem revelar se a região inunda.

Lattice House | APOLLO Architects
Lattice House | APOLLO Architects

Pergunte

Evite futuros erros e descontentamentos. Não entendeu a ordem, texto ou simbologia da planta? Pergunte.

Westboro House | Kariouk Architects

Tabela

O portal Projeto.Inf preparou uma tabela que pode dar uma ideia das suas necessidades de moradia.

Salve a imagem no computador com o botão direito. Agora você só precisa preencher, imprimir e levar estes fatores em consideração na hora de escolher sua planta.

Lembre-se também que estes critérios podem mudar ao longo da sua vida. Ao fazer um investimento de longo termo, considere possíveis mudanças nas respostas.

Casa Carapicuíba | Angelo Bucci e Álvaro Puntoni

Todas as fotos desta publicação foram linkadas a projetos com imagens de layouts, clique e inspire-se. Confira também os outros guias que a Hometeka já fez sobre arquitetura e construção, como o de paisagismo, iluminação, pisos vinílicos e drywall.

com informações de Freshome e Plantas de Casas