Figura clássica da cultura oriental, o futon é um tipo de colchão que conquistou os lares ao redor do mundo. Feito por um shikibuton (colchão interior), um kakebuton (edredom) e uma makura (almofada), sua praticidade e estilo são ideais para diversos ambientes de convivência, como a sala e o quarto.

Para os amantes da cultura japonesa, ou para quem deseja decorar a casa com opções alternativas de mobiliário, reunimos 20 ideias de ambientes com futons, além de sugestões da Hometeka para apostar nesse item em casa.

Decoração oriental: 20 ideias de quartos com futons

Os futons são feitos de algodão, lã ou material sintético, e em sua terra natal, o Japão, suas almofadas são preenchidas com feijão verde, trigo negro ou outros materiais de enchimento. Além disso, por serem mais finos (cerca de 5 cm de altura), os colchões costumam ser colocados em cima de tatames.

Entretanto, ao chegarem na cultura ocidental, os futons passaram por algumas adaptações. Aqui, costumamos utilizá-los sobre uma armação de madeira – como os pallets – ou metal, e alguns modelos são mais altos que o comum e enriquecidos com látex para evitar deformações.

 

Assim, enquanto no Japão os futons são utilizados como camas, aqui sua estrutura se assemelha a um sofá – mas seu formato funcional permite que ele seja utilizado das duas formas, sendo ideais para pessoas que preferem colchões mais firmes.

Uma das principais vantagens ao adquirir um futon é a praticidade, o que o torna ideal para quem mora sozinho e tem pouco espaço em casa.

futon

Por ter um formato flexível, eles podem ser dobrados e guardados durante o dia. Assim, depois de uma boa noite de sono, você ainda economiza espaço em casa durante o dia.

Devido a essa movimentação diária, é importante se preocupar com a limpeza do seu futon. Em dias mais secos, deixe-o exposto na varanda ou em outro local de contato com a luz solar para evitar ácaros, mofo e outros problemas. Enquanto ele toma ar, você também pode usar um batedor para limpá-lo.

Veja também:  Materiais que Aquecem

 

Além do futon em si, tenha atenção à limpeza do restante da casa. Mesmo com a estrutura de madeira embaixo do colchão, procure revestir o piso com algum material – tatame ou carpete, por exemplo – para que o futon não fique em contato direto com o chão.

Decoração oriental: 20 ideias de quartos com futons

A cultura japonesa é cheia de peculiaridades, e os futons foram uma de suas heranças valiosas para facilitar a rotina das pessoas, tanto no mundo oriental quanto ocidental.

E aí, que tal investir nessa ideia na sua casa? Aqui na Hometeka, temos futons de diversas cores e feitos em 100% algodão. Conheça todas as opções, confira as medidas e escolha o que mais combina com você :)

 

imagens via Always Rooney, Minha Casa, Transmission Home, Pinterest, Handmadecharlotte’s Soup, Luiza Florenzano, Grünes Haus, Habitissimo, Pineasy, Minha Casa Minha Cara, Danielle Noce, Coralnstone, You Are The River, First Home, Open Buildings, Modernize, Côté Maison, Tiny, Elle, Moda de Casa