Na hora de decorar uma parede, acreditamos que usar a imaginação e variar nas cores e acessórios é sinônimo de alegria e beleza – mas não é bem assim. A decoração de paredes também merece atenção e cuidado, já que é a maior responsável pelo visual do ambiente.

Num primeiro momento, a forma inicial de decorar uma parede é através de tintas. Escolha bem sua paleta de cores, algumas cores podem causar sensação de sufoco ou agitação. A não ser que queira causar um efeito lúdico, evite usar cores opostas, pois muitas vezes elas deixam o ambiente pesado ou desarmônico.

Ao contrário do que você deve estar pensando, é possível usar tons escuros nas paredes. Os tons escuros, se bem usados, podem dar um ar mais sofisticado e destacar o restante dos itens da decoração. Evite esses tons em lugares pequenos – dão a impressão de que é ainda menor. É interessante destacar apenas uma das paredes com o tom escuro, com combinações mais claras.

Para o quarto do bebê, por exemplo, você pode utilizar diversas cores nas paredes. Para deixar o ambiente mais tranquilo, o uso de tons pasteis nas paredes e na decoração é mais recomendado. Formas e cores diferenciadas, podem ser utilizadas através de papéis de parede, assim estimula a criatividade e embeleza o ambiente.

No quarto de menina, por exemplo, podemos usar não somente a cor rosa, mas cores como os tons de lilás, verde, amarelo, além de estampas florais. A base indicada é os tons pastéis e o branco, para dar harmonia ao ambiente. Para as mais descoladas, papeis de parede mais underground deixam o ambiente descolado e feminino, quando unido aos outros itens de decoração.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

Aos mais descolados, podem decorar a sala de estar ou o quarto com papéis de parede e adesivos que exponham sua personalidade. Caso pintar não caiba no orçamento, invista em molduras vazadas, espelhos, quadros, fotos, troféus, pisca-pisca, caveiras, estampas étnicas e até mesmo grafites. Atente-se para não exagerar e ficar com um cômodo muito pesado.

As paredes de sua cozinha também merecem uma atenção especial. Alguns tipos de revestimento já mudam muito uma decoração, por exemplo formas que seguem a tendência retrô, como o ladrilho hidráulico, o cobogó e o granilite. Para uma reforma rápida, os adesivos para azulejos são uma ótima pedida, além de enfeites como colheres, panelas e tábuas.

Independentemente do seu estilo, há várias formas de decoração de paredes. Encontre a que mais se adequa ao seu estilo e coloque a mão na massa – ou na tinta.