Muitas vezes descartamos embalagens e recipientes por pensar que eles não têm mais serventia. Por isso, perdemos a chance de dar outro destino para objetos que foram fabricados exclusivamente para o consumo humano. As garrafas de plástico, por exemplo, demoram 400 anos para se decompor na natureza, enquanto as de vidro levam cerca de 4 mil anos.

Mas com um pouco de empenho e imaginação, é possível transformar garrafas e potes em elementos diferentes e charmosos de decoração para sua casa ou até mesmo para uma festa.

Confira nossas dicas e sugestões de como utilizar garrafas para decorar seu espaço e inspire-se com as fotos da galeria:

decoração com garrafas

O primeiro passo é lavar as garrafas, pois restos de bebidas podem dificultar a aplicação de tintas e outros materiais. Para retirar os rótulos, deixe as garrafas imersas em água quente por algumas horas, esfregue com uma esponja de cozinha e deixe secar naturalmente.

Se você deseja personalizar as garrafas, comece pela pintura. Você pode utilizar tinta PVA (látex) ou tinta esmalte (à base de óleo). Essas tintas existem no formato líquido ou spray, que faz menos sujeira e é útil caso você queira fazer uma pintura no estilo degradê.

Você pode aplicar a tinta por dentro ou por fora da garrafa.

Caso decida pintar por dentro, basta colocar um pouco da tinta dentro da garrafa e girá-la, assim a tinta escorre e vai naturalmente cobrindo o vidro. O ideal é deixar que a garrafa descanse por alguns dias para que a pintura seque completamente.

Uma ótima ideia para presentes ou decoração de festas é decorar as garrafas com glitter. Basta aplicar spray adesivo e rolar as garrafas em um recipiente com glitter. No caso de garrafas cheias, a dica é manter o rótulo e não aplicar o spray adesivo nele, assim a bebida se destaca e o presente fica ainda mais original e sofisticado.

Veja também:  Hometeka Visita: Serracopo

Garrafas e potes podem ser utilizados para armazenar grãos, farinhas e conservas na cozinha. Quando guardados em recipientes de vidro, os alimentos estragam com menos facilidade e podem ser mantidos na cozinha por muito mais tempo.

Escovas de dente, algodão, sabonetes e pequenos objetos de uso diário também podem ser armazenados em garrafas e potes de vidro. No caso das garrafas, é necessário cortá-las com instrumentos apropriados.

Existem várias maneiras de utilizar garrafas para dar uma decoração diferente ao seu espaço: luminárias, dispenser de alimento para pássaros, suporte para velas e até vaso de plantas. Só depende da sua vontade de transformar.

O que você achou das dicas? Confira algumas sugestões de produtos da Hometeka para inserir garrafas na sua decoração de forma delicada e sustentável:

 

imagens via Cloud Parade, Milenar, List Inspired, The Preserve, Lefkadia, Pinterest, EspaceBuzz, Clube do Artesão, Idees Gia Ola, Like3ZA, Las Mañanas de Mar, An Miên