Escolher quais cores utilizar na hora de renovar a decoração de casa não é tarefa fácil – principalmente quando gostamos de cores muito diferentes ou não temos nem ideia de por onde devemos começar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração baseadas em três cores-chave: o preto, branco e o marrom. Mas calma! Não significa que você só possa utilizar essas cores para decorar a sua casa, muito pelo contrário, significa imaginá-las como base na hora de pensar as outras tonalidades de objetos, paredes e mobílias, caso você tenha medo de arriscar ou fazer uma mudança drástica na aparência de casa. Confira:

Preto

Elegante e sóbrio, o preto pode ser aplicado na decoração de maneira descomplicada e sem entrar em conflito com as demais cores e objetos do ambiente.

Para não deixar o espaço com o ar muito ‘fechado’, a dica é não apostar apenas no preto puro, mas também nos tons de cinza escuro e claro. Se o sofá ou o piso são pretos, por exemplo, coloque algumas almofadas coloridas ou utilize mobílias com madeira mais clara.

Branco

Assim como o preto, o branco também é curinga quando o assunto é decorar ambientes residenciais e comerciais. Para não deixar a casa sem graça e com cara de hospital, vale apostar no cinza claro, tons de creme e no famoso ‘nude’. O ambiente mantém sua leveza e continua ganhando em espaço, luminosidade e elegância.

Cortinas, mantas de sofá e a tendência das porcelanas brancas são uma ótima opção de aplicação do branco e suas variações. No caso das paredes, aqui tem tudo que você precisa saber antes de usar a cor para pintar a casa inteira.

Marrom

Marrom não é a primeira cor que pensamos na hora da decoração. O tom é considerado feio por muitas pessoas, mas não também não é preciso utilizar o marrom puro – tons de caramelo, bege, caqui e terracota. Essas variações do tom deixam o ambiente mais aconchegante e clássico, e você pode utilizá-las na mobília, pisos de madeira ou cerâmicos e até mesmo na pintura de uma ou todas as paredes do cômodo.

Lembre-se que o importante é deixar a sua imaginação e personalidade fluírem para transformar o lugar onde você mora em um ambiente agradável. Aproveite e dê uma olhada nesse post aqui e entenda como a combinação de cores funciona para o design de interiores.


imagens via Interior Zine, DecobizzHome Editorial, Furniture Trends, Gak City, Top Interior Design