Já pensou em ter uma parede cheia de quadros para dar um toque especial à decoração do seu ambiente? Se, a princípio, você acha que essa ideia pode não funcionar, pense de novo e confira algumas inspirações na galeria de imagens acima, além de diversos quadros disponíveis na loja da Hometeka.

Uma parede preenchida por quadros deixa em evidência sua personalidade e bom gosto quando feita de forma harmoniosa e correta. Por isso, preparamos este guia para que você saiba como montar sua parede de quadros, planejar e aperfeiçoar ainda mais a sua decoração.

Preparando e inserindo os quadros

O planejamento é importante para que o resultado da sua parede preenchida por quadros seja bonito e harmonioso.

Primeiro, saiba ou tenha em mente os quadros que você pretende usar, trace seus contornos  em um papel e faça o corte desses contornos.

Quadros no chão

Quando todas as formas estiverem prontas, faça um arranjo no chão para pensar no design e observá-lo em ação. Quando encontrar o arranjo perfeito, é só reproduzi-lo na parede fixando as molduras com fita adesiva e pregar cada quadro por cima dos papéis, retirando-os durante este processo – confira aqui as medidas ideais para pendurar quadros nos ambientes.

Esse método é bom para planejar e replanejar o arranjo quantas vezes for preciso, afinal, pregar cada quadro de primeira pode ser ruim se o resultado não te agradar.

Como agrupar os quadros

O processo descrito acima pode parecer bem fácil se ficar só na leitura, mas na prática podem surgir dúvidas sobre qual a melhor forma de agrupar e combinar os quadros.

As dicas a seguir podem te ajudar a pensar quais quadros funcionam bem juntos e como criar um efeito agradável com essa combinação.

1. Agrupe quadros a partir de estilos de arte parecidos. Crie uma coleção de diferentes imagens em diferentes molduras que funcione de forma coesa entre todos os elementos.

No exemplo acima, essa característica é a representação de espécies de animais ou imagens em estilo vintage.

2. Outra forma de agrupar quadros é pela sua similaridade. Surge um efeito intenso de harmonia quando se tem um arranjo de quadros que possuem a mesma moldura e/ou o mesmo tamanho da imagem. A única coisa que muda, então, são as imagens em si, mas que ainda assim são similares umas às outras devido ao seu pertencimento à mesma obra ou sequência.

Veja também:  Materiais que Aquecem

3. Quadros totalmente diferentes com certeza podem funcionar juntos. O que pode unificá-los é a presença de uma cor mais forte ou até mesmo o fato de o conjunto ficar colorido, em tons pastéis, soft neon e outros estilos.

4. Preencha toda a parede. Isso criará uma estética com personalidade para o ambiente. Inclusive, molduras sem preenchimento interno são muito bem-vindas nesse caso.

5. Os quadros podem estar localizados em uma ou mais paredes. Quando há uma certa continuidade, como ocorre em escadas principalmente, o conjunto funciona muito bem.

Além disso, criar seu agrupamento de quadros ao decorrer da escada é uma fórmula prática e que traz um outro olhar a quem passa por ali.

6. Uma forma de criar o arranjo que facilmente funciona é colocar os quadros maiores na área central do desenho e deixar a área periférica com os de menor dimensão. O mesmo vale para a disposição contrária.

7. Outra fórmula para não errar no agrupamento dos quadros é arranjá-los de forma que o contorno da forma total seja baseado em uma forma geométrica. Isso pode ser feito com uma disposição na área de um retângulo, um quadrado, um círculo ou, ainda, uma forma oval.

8. Para organizar a disposição dos quadros, crie uma linha horizontal que os separe em polo norte e polo sul.

E aí, que tal experimentar essa ideia na parede da sua casa? Conte pra gente nos comentários o que você achou :)

 

informações via The Interior Collective

imagens via Metal and Mud, Casa da Idea, Ello Construtora, Danyela Correa, Quase a Toa, Arq. Carol França, Adoroetc, Rizzo Imobiliária, Emme Interiores, Juicy Santos, Dica rápida, Ashley Salzmann, Apê para dois, veruska passos, Frenchyfancy, Guiadacasa.com, Como organizar, Roomed.