Sabemos que não é possível trocar de sofá toda vez que ficamos com vontade de renovar a decoração – afinal de contas, um bom sofá não sai barato e a escolha deve ser feita com cautela. Por isso, a dica é investir em boas almofadas para trazer novos ares para dentro de casa. Além de serem confortáveis e funcionais, as almofadas ajudam a trazer personalidade e detalhes para salas de estar ou até mesmo para o quarto.

Mas se engana quem pensa que basta comprar algumas almofadas e pronto. Combinar as cores e estampas como nas revistas e programas de decoração não é tão simples assim.

Para te ajudar na escolha das almofadas para o seu espaço, a Hometeka preparou um guia com dicas de combinação, modelos, estampas e ambientes para você se inspirar. Confira:

Cores

combinar almofadas hometekaFlower Patch
Almofadas coloridas em sofá neutro, combinando com os quadros na parede

Para escolher as cores do seu conjunto de almofadas, você pode se basear no mecanismo do Círculo Cromático. Através dele, você pode combinar cores análogas, complementares e harmônicas, de acordo com a posição delas no Círculo – nós explicamos tudo isso aqui nesse post.

Almofadas em diversos tons de amarelo ou conjuntos em laranja e azul, por exemplo, funcionam super bem e dão uma aparência divertida e jovem ao ambiente.

 

Outra dica é misturar almofadas mais coloridas com outras neutras, evitando que o ambiente fique sobrecarregado. Preste atenção também em outras cores que já existam no ambiente – se você possui algum objeto de decoração vermelho, por exemplo, utilize o tom como base para compor o jogo de almofadas.

Estampas

Desenhos minimalistas, composições geométricas, florais, abstratas: todas as estampas são válidas na hora de escolher uma almofada. A vantagem das almofadas estampadas é que elas permitem uma infinidade de combinações – você pode apostar em estampas iguais com cores diferentes, estampas diferentes aplicadas em tons similares ou até mesmo misturar estampas bem variadas e criar uma história ou paisagem com elas.

Para não deixar o ambiente com excesso de informação visual, misture almofadas estampadas e lisas, que utilizem alguma cor presente nos elementos da estampa. Aliás, as dicas para combinar estampas diferentes é sempre utilizar aquelas que têm algum elemento em comum, seja na cor de fundo ou no tipo de detalhes.

Sofás e poltronas

Veja também:  Conheça: Todos Os Fogos

Se o seu sofá ou poltrona tiverem cores neutras – como preto, bege, marrom ou cinza – você poderá utilizar basicamente qualquer estampa ou cor de almofadas. No entanto, dê preferência às cores mais fortes para criar um ponto de destaque no ambiente.

Caso o seu sofá seja estampado, as almofadas mais adequadas são as lisas, sem nenhum tipo de estampa. Aproveite para escolher as cores delas com base na regra do Circulo Cromático que ensinamos no início desse post – assim, você mantém a harmonia e a diversidade de tons sem brigar com a estampa do sofá ou poltrona.

Se o seu sofá for colorido – seja ele vermelho, azul ou de qualquer outra cor – aposte em almofadas de cores neutras ou em tons diferentes da mesma cor.

Outra dica para deixar a decoração diferente é escolher algumas almofadas do sofá com base na cor ou estampa das poltronas ou cadeiras presentes no ambiente.

Tamanho e forma

Sofá preto com almofadas em tamanhos e formas diferentesFiedler Foverskov
Sofá preto com almofadas em tamanhos e formas diferentes

Para deixar a decoração do ambiente ainda mais inusitada e estilosa, aposte em almofadas quadradas, retangulares e redondas em tamanhos diferentes. Na hora de organizá-las sobre o sofá, deixe as maiores por trás, sobreponha com as menores ou retangulares e deixe as redondas na frente.

Tecidos

Assim como as cores, o mais indicado é escolher almofadas de tecidos diferentes do sofá ou poltrona. Se o seu móvel é feito em algum tecido liso e mais fino, como algodão e poliéster, opte por tecidos com tramas e texturas como o linho, tricô, sarja ou estampas em alto relevo. Isso ajuda a destacar o sofá e aumenta a sensação tátil das almofadas e o aconchego que elas proporcionam.

Encontre um limite

Não é nada legal tentar sentar no sofá ou deitar na cama e ter que tirar todas as almofadas para ter espaço.

Se o seu sofá tiver apenas dois lugares, por exemplo, tome cuidado para não exagerar nas almofadas: duas grandes e duas pequenas, uma dupla em cada ponta, já são suficientes para decorar e harmonizar o espaço.

 

E não se esqueça da dica principal: sua casa deve refletir a sua personalidade – por isso, solte a criatividade e escolha as almofadas que mais se parecem com você e que tenham o estilo que você quer levar para dentro do seu lar :)

E aí, ficou mais fácil escolher as almofadas para a casa? Confira nossa seção completa de almofadas na Hometeka e garanta a sua!