Deixe a luz entrar. A Casa 103 contrasta o design moderno com uma vila pesqueira em Portugal, recebendo muita luminosidade através de suas paredes envidraçadas.
O projeto de 230 m2 é assinado pelo escritório ultramarino | marlene uldschmidt archictects e procurou explorar o conceito de “living behind the wall”, algo como “viver atrás do muro”, traçando os limites entre o público e o privado enquanto promove a interação do morador com o rio.

A topografia da vila de Ferragudo tornou boa parte dessa ideia possível. Apesar de serem sensíveis, os níveis, aclives e declives do terreno estreitavam as relações do terreno com o cenário exterior, sem perder a imponência da fachada, cujos recortes podem ser acessados livremente pelos moradores.

Nos interiores há uma predominância do branco, equilibrado com materiais naturais, tons de madeira e pedras em matizes terrosas. Um painel iluminado agrega todos os pavimentos, que já são extensivamente banhados pela luz através de perfis de vidro, que também ajudam na circulação de ar e manutenção do conforto térmico.

Considerando a historicidade do local, outro ponto importante para os arquitetos era criar uma harmonia e integração entre a casa e o cenário, mantendo a paleta de cores claras e um design geométrico e simples.
Veja mais fotos e plantas do projeto na galeria.