Sempre há um jeito de brincar com os itens de decoração para deixar a casa com a nossa cara. Cada elemento tem uma característica que pode melhorar o astral do ambiente, e explorar essas possibilidades pode resultar em espaços sensacionais.

Uma tendência que começou de forma despretensiosa foi a utilização de cadeiras diferentes na mesa de jantar. A combinação surgiu para quebrar a monotonia dos ambientes clássicos e conquistou o coração de várias pessoas.

Para você, que está louco para fazer isso em casa, mas com medo da ideia dar errado, a Hometeka reuniu 18 imagens de inspiração, produtos e dicas de como combinar cadeiras diferentes na sua decoração. Confira:

Antes de começar

cadeiras diferentesUm Brinco
Combinação de cadeiras diferentes

Preste atenção na altura nas cadeiras. O ideal é que todas estejam do mesmo tamanho, ou pelo menos em uma posição que fique confortável na mesa que você escolheu.

Por falar em mesa, outra dica importante é pensar no equilíbrio entre os elementos. Já que as cadeiras terão cores, tamanhos ou estilos diferentes, é interessante encontrar uma mesa mais simples para garantir uma composição harmoniosa – peças discretas e monocromáticas são uma boa escolha.

Também é interessante pensar em como o conjunto de mesa e cadeiras ficará no espaço. Para facilitar a combinação, procure repetir cores ou texturas das cadeiras em outros elementos do ambiente, como pôsteres, objetos decorativos ou outras peças de mobiliário.

Considerando esses pontos iniciais, já é possível criar composições muito boas e que não pareçam aleatórias. Quer arriscar mais? Vamos às próximas dicas:

Começando pelo básico

cadeiras eamesLimonagua
Cadeiras de cabeceira azuis e com braço

Uma maneira simples de investir nessa tendência é apostar na simetria. Para isso, você pode inserir duas cadeiras diferentes, uma em cada cabeceira da mesa. Em mesas redondas, também é possível misturar duplas de modelos.

Dicas para diferenciar as cadeiras da cabeceira:

  • Por cor: funciona bem quando todas as cadeiras têm cores neutras e você insere modelos coloridos nas cabeceiras.
  • Por tamanho: as de cabeceira mais robustas que as outras para aproveitar melhor o espaço.
  • Variação de modelo: as de cabeceira com braço, e as do restante da mesa sem.
Veja também:  Guia prático: a ciência básica das cores para escolher o tapete certo para seu ambiente

 

Se sua mesa tiver apenas uma cabeceira, você também pode inserir apenas uma cadeira diferente. Essa é uma boa opção para apartamentos com espaço reduzido.

Cadeiras diferentes, mas nem tanto

cadeiras diferentesArchilovers
Mesa com quatro cadeiras diferentes

Para quem deseja ousar um pouco mais, mas continua tímido nas mudanças, uma dica é equilibrar semelhanças e diferenças entre as cadeiras. Como assim? Cadeiras de modelos iguais, cores diferentes. Cadeiras de modelos diferentes, mesma cor.

Confira alguns ambientes em que essa combinação deu certo e aposte nos produtos da Hometeka para fazer o mesmo na sua casa:

Cadeiras pretasBlog Arredamento
Cadeiras pretas de diferentes modelos icônicos

 

 

cadeiras diferentesPinterest
Cadeiras Eiffel de diferentes cores

 

Além disso, você também pode misturar modelos lisos e estampados, ou ainda montar um degradê com as cadeiras. Isso é um pouco mais complicado, mas também é possível – para mais inspiração, confira a galeria no topo do post :)

Tudo diferente

cadeiras diferentes na mesa de jantarRevista Casa Linda
Cadeiras de cores e modelos diferentes na mesa de jantar

Agora, se você quer deixar sua mesa totalmente diversa, a ideia é se aventurar o máximo possível. Além das cadeiras com cores e modelos diferentes, você também pode apostar em bancos e sofás. Confira algumas opções da Hometeka:

 

Lembrando que, mesmo nesse caso, ainda é interessante manter alguns pontos em mente. Você pode inserir um centro de mesa atraente ou um tapete grande debaixo do conjunto. Isso ajuda a unificar a composição.

Também é importante evitar o uso de cadeiras muito parecidas entre si, porque isso evidencia mais as diferenças do que as semelhanças entre os modelos, e o resultado pode ficar parecendo mais um improviso do que algo intencional.

 

Com criatividade e ousadia – além de dicas básicas para começar – você não precisa se prender àquele clássico conjunto de 4 ou 6 cadeiras estofadas nos cômodas de casa. E aí, que tal apostar nas cadeiras diferentes na sua mesa de jantar? Depois conta pra gente como ficou ♥

 

galeria via We Share Ideas, Fotos Decoração, Eu Gosto De, Edil