Se você está cansado da mesmice e das cores neutras da sua casa mas sente dor de cabeça só de pensar no trabalho que daria para pintar as paredes, há uma solução muito prática para o seu problema.

Os adesivos de parede vêm ganhando destaque no mercado da decoração e, por isso, reunimos neste guia tudo o que você precisa saber para aplicá-los em seu ambiente e deixar sua casa moderna e com personalidade. Confira.

Os adesivos são ornamentos baratos e tem a capacidade de quebrar a monotonia de qualquer cômodo. Podem valorizar diferentes estilos de decoração, como retrô, contemporâneo, romântico ou divertido – por isso, na hora de escolher, é importante que eles estejam em conformidade com o restante da decoração do ambiente.

Encontrá-los é bem fácil: diversas lojas online disponibilizam uma infinidade de desenhos e formatos e lojas físicas de decoração também já comercializam o produto.

Passo a passo: como aplicar

O adesivo vem montado em três camadas: máscara de transferência (adesivo transparente), vinil adesivo (recortado no formato do desenho) e liner (papel branco que protege a cola). Alguns adesivos vêm em kits – várias peças em um mesmo adesivo. Nesse caso, recorte as peças e aplique uma de cada vez, na posição que preferir.

Limpe a área onde o adesivo será aplicado e aguarde por volta de 5 minutos até secar. (Se sua parede estiver recém pintada, espere pelo menos duas semanas após a pintura para fazer a aplicação!)

Junto com o adesivo, você recebe uma espátula – tenha-a em mãos para a aplicação. Posicione o adesivo no local onde será aplicado e fixe as extremidades com fita adesiva, para que não se mova durante o processo.

Comece a retirar o liner com cautela, deixando somente a máscara com o adesivo colado. Passe a espátula na máscara colando-a na parede e eliminando possíveis bolhas de ar. Puxe o liner para baixo e deslize a espátula progressivamente sobre todo o desenho até sair todo o liner.

Veja também:  Mês do orgulho LGBTQIA+

Passe novamente a espátula por todo o adesivo para garantir a aderência. Comece a retirar a máscara de transferência em um ângulo de 45º. Se o adesivo se descolar, volte a máscara, passe a espátula novamente e repita o processo.

DIY: adesivo de papel contact

Se sua ideia é dar cara nova à sua casa sem pesar no bolso, é possível confeccionar a peça, reaproveitando materiais e explorando a criatividade – saiba como.

Primeiro, imprima o desenho escolhido e recorte de acordo com o contorno. Use uma caneta de CD para transferir o desenho da impressão para o verso do contact.

Recorte o desenho do papel contact. Para colar o adesivo, tenha cuidado: deve ser aplicado aos poucos para não dar bolhas de ar no acabamento.

Lembre-se de escolher uma cor de papel contact que se destaque no tom da parede para que o desenho tome forma.

Adesivo de azulejo

Os adesivos ainda são capazes de simplificar outra reforma: a troca de azulejos. Existem peças específicas para o ambiente da cozinha ou para o banheiro.

O bim.bon tem um passo a passo para você mesmo colorir e renovar a sua cozinha ou banheiro – leia aqui.

Sem cheiro forte de tinta, sem bagunça, sem sujeira e sem necessidade de mão de obra especializada para aplicação: os adesivos são a solução ideal para colorir, renovar e movimentar ambiente de maneira prática e com preço acessível.

imagens via: Mercado Livre, 3RC Comunicação Visual, Decoração Pra Casa, StickOut, Casa Middas, Elo 7, Bouf, Crusheric, Cut It Out Wallstickers, Hot Style Design, Ironman3 Wallpaper, Wallart-Direct, Krazy Walls, Visual Print Adesivos, Heroin Bass, Room Decorating Ideas, Wallstics, Wall Stickers UK, Homedit, Invoke Interactive, Aplique Adesivos, Joli, Grudado, Casa Abril, Zeo Interior, Coolhomedecor, Oaktreelife