Fácil adaptabilidade, alta resistência à corrosão, rápida instalação e maior durabilidade. Basta citar esses quatro atributos para entender porque o aço corten vem se tornando uma alternativa cada vez mais valorizada para acabamentos e decoração de áreas internas e externas.

O aço patinável, mais conhecido pelo nome de aço corten, possui acabamento naturalmente oxidado e é amplamente utilizado por engenheiros e arquitetos. Foi descoberto na década de 30 nos Estados Unidos e usado inicialmente para a construção de vagões devido à sua alta resistência à corrosão.

Por volta de 1960, o material passou a ser usado também na arquitetura. Seu acabamento singular e durabilidade o fizeram um material desejável em muitos projetos.

Perguntamos para a Beatriz Mendonça da Accero, empresa mineira especialista em decoração em aço, quais são as vantagens do aço corten e fizemos uma lista com as 9 principais vantagens:

  1. Não precisa de manutenção em seu estado natural de aplicação;
  2. Dispensa pintura, pois sua aparência natural enferrujada já é suficientemente linda;
  3. Possui durabilidade superior aos produtos feitos em aço carbono comum;
  4. Sem exigência de tratamento, reduz o impacto ambiental e os custos ao longo do ciclo de vida do produto;
  5. Versátil, pode ser usado em objetos pequenos de decoração até grandes fachadas de ambientes internos e externos;
  6. É 100% reciclável;
  7. Fácil adaptabilidade
  8. Alta resistência à corrosão
  9. Rápida e fácil instalação

O aço corten também é bastante aplicado no revestimento de fachadas e pergolados, além de ser usado na construção de esculturas e monumentos, objetos decorativos, estruturalmente para pontes, vigas e perfis.

Sabendo da versatilidade do material, além das 9 vantagens, reunimos 9 usos criativos do aço corten para inspirar os seus projetos.

1. Pérgolas

Esses elementos, usados para deixar jardins e áreas externas ainda mais lindas e aconchegantes, ficam ainda mais charmosos se feitos de aço corten. “Aposte em ambientes com verdes e com gramado para receber os elementos de aço, eliminando qualquer dor de cabeça com a manutenção, deixando o aço natural”, explicou Beatriz.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

2. Jardineiras

9 vantagens e usos do Aço Corten em projetos e construçõesAccero
Quadro e Jardineira | Execução Accero

Para ambientes internos ou externos, as jardineiras ajudam a valorizar os espaços e aumentam a sensação de bem estar ao trazer mais verde pra dentro de casa. Uma boa ideia é usar as jardineiras para fazer uma horta suspensa.

3. Fachadas

As fachadas em aço corten são usadas no mundo todo, principalmente pela alta durabilidade e por dispensar manutenção. A dica da Beatriz é usar cortes à plasma ou laser para fazer painéis para revestir a construção.

4. Objetos decorativos

5. Esculturas

Espalhadas por cidades do mundo todo, as esculturas de aço corten chamam atenção pela sua beleza e imponência. Mas as esculturas não precisam ficar só nas ruas das cidades; em tamanhos menores, podem ir para dentro da sua casa ou jardim aplicadas em paredes ou diretamente no piso.

6. Mobiliário

A beleza do aço corten em peças contemporâneas, elegantes e fáceis de combinar.

7. Piso

9 vantagens do aço corten
Ambiente Lider na Casa Cor 2014

Para quem gosta do estilo industrial, o aço corten pode ser uma ótima opção para pisos.

8. Portas

Todos os tamanhos e tipos de porta com um material que oferece segurança e durabilidade.

9. Guarda-corpo

E aí, o que você achou do aço corten? Aqui na Hometeka, você encontra produtos incríves da Accero feitos com o material para decorar a sua casa.

Além disso, todos eles estão disponíveis para especificação no Prêmio Hometeka. Então, se você é arquiteto ou designer de interiores, inscreva-se por aqui e deixe seu projeto ainda melhor com peças de aço corten :)

 

imagens via ArchDaily, The Plan, Photo of the Day, Assim eu Gosto, Lump, Transite, Loucos por Óculos, TLC Design