Você possivelmente já se esbarrou com um lambe-lambe durante caminhadas no centro da sua cidade. Essa antiga intervenção urbana, que começou na França depois do período renascentista, estampa muros, paredes e postes de cidades no mundo todo – e não demorou muito para que os designers de interiores gostassem da ideia.

Inicialmente, os conteúdos dos cartazes costumavam carregar conteúdos de reflexão ou alguma poesia. Depois de muito ser explorado pela publicidade, o lambe-lambe voltou a ter esse caráter mais artístico, com o intuito de enfeitar a cidade e questionar alguns hábitos cotidianos.

Na decoração, o lambe-lambe é uma forma barata e muito eficaz de trazer toda a personalidade e a atitude da street art para dentro de casa – sem contar que os cartazes dão vida, cor e movimento para qualquer ambiente.

É bem simples se você procura essa alternativa para dar um toque especial em sua casa. Você pode confeccionar um lambe-lambe – se for o caso se você ter habilidades em softwares de design gráfico – e imprimir em papel ultrafino (o característico do lambe-lambe), ou imprimir em folha tamanho A3 algum cartaz que você tenha encontrado na internet.

A vantagem do papel ultrafino é que, em contato com a cola, ele se enruga – e assim dá o efeito particular desse tipo de aplicação. Além disso, em papel A3 é um pouco mais difícil de fixar na parede – se essa for a sua intenção.

Caso sua ideia não envolva passar cola na parede, você pode emoldurar o cartaz. Dá um ar refinado e ao mesmo tempo criativo – além de diminuir as chances de fazer bagunça dentro de casa.

Veja também:  Materiais que Aquecem

Mas se você pretende aplicar um lambe-lambe da maneira clássica, não há nenhuma cola especial para executar essa tarefa – misturar cola branca escolar com água já é suficiente. Isso porque o papel é muito delicado e pouco resistente, portanto é importante que seja uma cola mais diluída.

Uma dica muito importante – por se tratar de um cartaz que abusa de cores e de tipografias inusitadas e variadas, é preciso estar atento à combinação das cores e das fontes se a sua ideia é aplicar mais de um lambe-lambe no ambiente.

Se você gostou da dica de decoração mas não sabe nem por onde começar a pesquisar ideias de cartazes, a gente te ajuda – a Poro é uma dupla de artistas de Belo Horizonte que cria artes gráficas para estampar a capital mineira. Ora politicamente engajado, ora em prol da poesia, Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada disponibilizam suas criações neste site.

Você arriscaria aplicar a ideia em casa? Conte para gente.