Ah, morar sozinho. O sonho de tantas pessoas, e talvez também o seu, que está lendo este post agora.

Por experiência própria, não posso negar que o gostinho de liberdade, de poder sair e voltar a hora que quiser e receber amigos sem dar satisfação a ninguém é maravilhoso.

Só que nem tudo é festa. Desde lavar a roupa – e desistir da ideia de passá-la logo na primeira semana – até fazer a própria comida quando estiver doente, lembrar de pagar as contas antes do vencimento e, claro, fazer a famosa faxina, são muitas as responsabilidades que assumimos ao tomar essa decisão.

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinho“Mãe?”

Mas calma. Morar sozinho não significa passar perrengue, mas sim encarar um amadurecimento sem igual durante a experiência. E para deixar tudo mais tranquilo, cá estamos :)

Confira agora 7 dicas que a Hometeka reuniu para facilitar a vida de quem vai morar sozinho, desde o primeiro momento até investir na decoração do novo lar:

1. Não espere mordomias

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoArchDaily
Modern Family House, por Dennis Gibbens Architects

Ao decidir que ia morar sozinho, com certeza ninguém falou para você que seria fácil. Afinal, nada se compara à casa dos nossos pais, por mais simples que ela possa ser. Só que, quando optamos por mudar, estamos abrindo mão de muitos privilégios, e perceber isso é muito importante.

Então, esteja preparado para improvisar caso seja necessário. Uma caçarola pode se tornar uma frigideira, e não há nada de errado em não jogar a faca na pia porque você ainda não tem certeza se vai fazer outro sanduíche.

2. Mas também não se contente com tão pouco

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoEncantada
Não faz mal se preocupar um pouquinho com a estética também

Uma coisa é ter a consciência de que as coisas não serão iguais às da casa dos seus pais. Outra coisa é desistir da sua saúde e bem estar porque agora está você está morando sozinho.

Você não precisa deixar de se alimentar direito ou viver com uma cama, um prato de plástico e um copo de requeijão para conseguir se manter na nova casa. Com organização e planejamento, é possível criar um bom sistema de limpeza e até comprar aquele item que ficaria incrível na sua sala.

Dê uma olhada em alguns objetos práticos e bem charmosos para sua decoração:

3. Não compre tudo de uma vez

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoDecoração.com
É possível criar uma bela decoração com poucos objetos

O seu primeiro apartamento é um papel em branco e, por isso, pode ser tentadora a ideia de decorá-lo todo nas primeiras semanas. Mas nem sempre é possível – nem desejável – que você compre tudo que deseja de uma vez só.

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinho

Para montar uma decoração de bom gosto, é preciso paciência: dê um tempo para conhecer melhor o seu ambiente e analise os espaços com mais cuidado para saber como escolher melhor a mobília.

Para comprar primeiro Para comprar depois
Colchão Sofá
Mesa Tapetes
Panelas Armários
Pratos e copos Talheres específicos
Iluminação Artes

 

Acima, fizemos uma lista prática do que você pode deixar para comprar depois e do que você precisa comprar de imediato.

Comece com o básico: cama, mesa e cadeiras, panelas, pratos e copos – sim, no plural. É sempre bom ter de 5 a 6 peças de cada um dos seus itens de cozinha, seja para receber os amigos ou para ter de reserva caso algum quebre.

Confira algumas opções de cozinha e jantar disponíveis aqui na Hometeka:

 

Depois de mobiliar com o essencial, chega a hora de investir nos itens mais específicos, que são os que deixarão a casa com a sua personalidade. Aqui é onde você pode soltar a criatividade e procurar objetos que sejam a sua cara, desde aquela almofada que você está namorando há tempos até uma plantinha para deixar o ambiente mais verde.

Veja também:  Hometeka Visita: Serracopo

 

Importante: uma coisa que muita gente se esquece, mas é de extrema importância em qualquer casa, é pensar na iluminação. Não deixe as lâmpadas de fora da sua primeira lista de compras e lembre-se de adquirir pelo menos um adaptador e extensão. Eles vão facilitar demais caso você não tenha muitas tomadas em casa.

4. Não tumultue o espaço

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoCG Record
Nada como um ambiente clean

Se seguir a dica 3, esta aqui ficará bem mais fácil para você. Para que a decoração da sua casa pareça completa, não é necessário que ela esteja cheia de móveis ou objetos decorativos. Você pode montar um ambiente muito atrativo apostando no minimalismo, em poucos objetos e móveis funcionais.

5. Não é preciso pagar caro por uma decoração bonita

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoNo Estilo
Decoração com pallets e almofadas coloridas

Realizar o sonho de morar sozinho também é se deparar com outras realidades não tão boas. Uma delas é o primeiro aluguel ou parcela do apartamento. Às vezes, podemos tomar um susto com os nossos gastos do mês, o que pode transformar a decoração no seu novo sonho distante.

Mas já vimos neste post que não é necessário gastar muito dinheiro nem se desesperar para decorar um ambiente do jeito que você quer.

Confira algumas opções despojadas e acessíveis para decorar a parede da sua nova casa:

 

Além disso, você pode recorrer a bazares, grupos de revenda online, antiquários, brechós ou até mesmo os móveis encostados da casa da sua família – se tiver um olhar apurado e souber quais móveis cabem na sua decoração, achar itens interessantes não será problema.

6. Seus gostos podem mudar

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoCasa De Um
Procure não pesar a mão em uma só cor ou forma

Quando somos jovens, podemos achar que nossos gostos e opiniões não vão mais mudar daqui pra frente, mas a verdade é que ainda vamos alterar várias de nossas preferências – e morar sozinho é um dos principais fatores para isso acontecer.

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinho

Por isso, nesse momento, é importante que você não compre mais do que aquilo que seu orçamento permite, pois eventualmente você vai querer se desfazer de vários artigos adquiridos.

7. Por último, mas não menos importante: seja organizado

7 dicas que vão facilitar a vida de quem vai morar sozinhoAD
Prateleiras para organização

Tudo, absolutamente tudo que conversamos aqui pode ficar mais fácil se você for organizado quando for morar sozinho. Além de facilitar a limpeza, otimizar o tempo e segurar as despesas, adquirir o hábito de organizar o seu ambiente vai deixá-lo muito mais agradável de viver.

Então, não se deixe vencer pela preguiça e busque organizar sua vida e sua casa. Confira algumas opções de organizadores que podem ajudar:

 

Se você está prestes a morar sozinho e estava com medo disso, espero que ao final deste post tenha percebido que não tem por quê se desesperar.

Uma última dica é contar com a ajuda dos seus amigos na nova casa, afinal, não é porque você vai morar sozinho que precisará ficar sozinho quando as dificuldades chegarem. E continue acompanhando a Hometeka, ainda queremos te ajudar bastante a se sentir bem em casa :)

 

gifs via giphy