A internet está cheia de lifehacks e dicas para facilitar nossa vida na cozinha, no trabalho e até nos relacionamentos. No entanto, para quem tem dificuldade em manter a casa organizada e bem decorada, nem sempre essas dicas são fáceis – ou baratas – de serem colocadas em prática.

Pensando nisso, a Hometeka separou 7 dicas práticas e simples que podem te ajudar a renovar sua casa inteira a partir dos pequenos detalhes. Confira:

Tenha algo que você gosta em cada cômodo

Se investir em uma decoração nova não é uma opção, tente colocar pelo menos um objeto que você gosta em cada cômodo – pode ser uma flâmula, um pôster ou algum objeto legal que você possui há anos.

Além de deixar o ambiente com a sua cara, cada canto da casa terá algo que faz você se sentir feliz, confortável ou até mesmo orgulhoso. Ao invés de deixar tudo acumulado no quarto ou na sala, espalhe suas coisas favoritas pelos cômodos e transforme sua casa em um lugar mais prazeroso de viver.

Saiba o tamanho da sua mão

medida

Não é sempre que temos uma trena ou fita métrica por perto. Para não comprar algo do tamanho errado sem saber se irá caber naquele canto de casa, meça e memorize o tamanho da sua mão – assim, você consegue medir com exatidão qualquer coisa sem o uso de nenhum instrumento de medida.

Organize aos poucos

Se organizar a casa parece uma tarefa difícil, não se force a arrumar tudo em um só dia. Além de ser mais cansativo, você nunca irá achar a tarefa prazerosa e será difícil criar o hábito de manter a casa organizada. Ao invés disso, escolha apenas um item para organizar por dia – pode ser ou seus sapatos ou a primeira gaveta do armário. Aos poucos, sua vida ficará mais organizada e você terá feito tudo em menos tempo do que imagina.

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Confira alguns itens da Hometeka que podem te ajudar a se organizar melhor:

Garrafas

Pensando em jogar fora aquelas garrafas e potes vazios? Ao invés disso, aprenda neste post como utilizá-los na decoração de casa – é fácil e você pode fazer luminárias, suportes para velas ou até mesmo recipientes diferentes para guardar temperos e alimentos.

Detalhes coloridos

pontos coloridos na decoração

Precisando dar um pouco de vida à decoração do quarto ou da sala? Experimente pintar um banquinho, cadeira ou parede com uma cor que você gosta.

Você também pode investir em objetos decorativos, como almofadas, miniaturas ou vasos. Além de dar o seu toque, o ambiente parecerá completamente novo.

Seja racional

Tem algo te incomodando dentro de casa, mas não sabe o que é nem como fazer para resolver o problema? Veja neste post três coisas das quais você pode se livrar e que certamente vão deixar a sua decoração mais leve e do jeito que você gosta.

Renove o sofá sem comprar outro

Se o seu sofá ou poltrona parece amassado e velho, compre espuma ou enchimento e insira dentro das almofadas ou assentos. O sofá irá parecer novo e ainda estará mais confortável – isso tudo gastando pouco dinheiro.

E aí, ficou mais fácil se organizar dentro de casa? Se você tiver mais alguma dica, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários :)

imagens via Roombowl, Pop Sugar, Unsplash, Himunet, Cafe Del Marco