O mundo da decoração e do design de interiores é cheio de regras sobre o que pode e o que não pode dentro de um ambiente – e, geralmente, essas normas garantem mesmo que o nosso espaço fique visualmente agradável.

Mas se o ideal é que nossa casa seja decorada de acordo com a nossa personalidade, muitas vezes essas regras para interiores não deixam o espaço com a nossa cara.

Por isso, o bim.bon reuniu 7 ambientes com decorações e paletas de cores inusitadas para te encorajar a ousar na hora de projetar o interior da sua casa.

via Emme Interiores

via Emme Interiores

No ambiente acima, a decoração mistura não só as tonalidades, como também os padrões e as formas. Note como cores vivas e distintas predominam na sala de maneira harmônica – o amarelo da parede, o azul escuro do tapete e o vermelho da pia e das cadeiras convivem perfeitamente bem.

As linhas retas da bancada da TV, da cozinha e do sofá são quebradas com a circularidade das cadeiras, das almofadas coloridas e da mesinha de centro. Nas texturas e estampas, veja como misturar a diversidade de estampas do pufe com o padrão geométrico do balcão da cozinha é uma boa ideia. Um ambiente cheio de personalidade e de muito bom gosto.

via O Globo

via O Globo

O que mais chama atenção na decoração dessa sala é o contraste: de cores e de diferentes estilos de decoração.

O roxo da parede e o vermelho das geladeiras formam um contraste grande, mas que não é incômodo aos olhos. O quadro acima ajuda a compor a proporcionalidade da sala e suaviza um pouco a escolha de tons do ambiente.

O papel de parede vintage na parte direita da imagem também provoca um contraste com o banco feito de pranchas de skate: o moderno e o clássico em perfeita harmonia.

via 

via 

Nesta sala, além de misturar tons fortes de azul com o amarelo, os objetos de decoração são bem inusitados e com texturas distintas.

O piso, por exemplo, chama bastante atenção por não usar de revestimentos comuns para ambientes internos: decks de madeira forram a sala e, no centro, peças de cerâmica, que geralmente são utilizadas para revestir paredes e bancadas de cozinha, dão cor e movimento para o espaço.

O painel com ilustrações referentes ao nordeste brasileiro dialogam diretamente com a textura das cadeiras e do suporte da mesa. No entanto, podemos notar que esses materiais mais rústicos convivem com aparatos modernos de cozinha: forno e outros eletrodomésticos.

via Pmcproperty

via Pmcproperty

Neste ambiente, a escolha das cores foi bem ousada e, ainda sim, de muito bom gosto. Uma parede laranja de destaque contrastando com objetos pretos dá um toque de personalidade no espaço.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

As demais cores do ambiente vêm em objetos de decoração: poderiam não ser tão relevantes, mas os tons escolhidos não passam despercebidos mesmo que estejam em pequenos itens na sala. As almofadas e a planta são os mais relevantes: tons de verde, roxo e vermelho terminam de colorir o local.

via Studio Feijo

via Studio Feijo

Nesta sala, a palavra de ordem é “incomum”. Além da mistura de cores, os objetos de decoração têm suas funções iniciais desafiadas.

A parede, o sofá e o tapete misturam tons de cinza – a neutralidade da cor permite que os itens decorativos variem de cor. Almofadas coloridas e com padrões geométricos colorem o local junto com os quadros. A luminária vermelha destaca-se em meio a um pequeno tapete verde que simula grama.

Mas, o mais interessante da sala é que as cadeiras foram utilizadas como estantes – isso mesmo: duas cadeiras amarelas foram suspensas e presas na parede. Elas também são grandes responsáveis pelas cores do ambiente.

via Conexão Penedo

via Conexão Penedo

Esse ambiente é extremamente sofisticado, bonito, aconchegante e faz uso de cores fortes e ousadas.

O preto das colunas e da poltrona introduz a paleta de cores do local, que dá espaço para o aparecimento do roxo do papel de parede.

Roxo e amarelo são cores complementares e, por isso, costumam harmonizar bem quando juntas em um mesmo ambiente (se você não sabe o que são cores complementares e como combiná-las, a gente te conta aqui).

A mobília branca suaviza na medida certa a coexistência das três cores no local.

via Decorsalteado

via Decorsalteado

Nesta sala, a ousadia das cores é um pouco mais tímida mas, ainda sim, notável. Os tons suaves do ambiente ganham vida e movimento com pequenos pontos de cores vivas.

A paleta de cores que vai do cinza dos móveis ao lilás dos vasos decorativos é suavemente interrompida com tons de verde dos quadros dispostos na parede do fundo. Além disso, um quadro grande na parede lateral colore a sala com um tom de azul bem forte.

Romper com o senso comum e fazer suas próprias escolhas para a decoração da sua casa pode oferecer um resultado muito melhor e mais satisfatório. Um ambiente com a sua cara é o que vai te proporcionar conforto e a sensação de pertencimento aquele local.