6 ambientes inspiradores com toques retrô

Projetos que unem tradição e modernidade com o estilo

galeria2-olicio-pelosi_e_colaborador

O estilo retrô pode ser caracterizado como uma releitura charmosa do passado. Assim, é composto por objetos atuais desenvolvidos com design mais clássico, resgatando determinados conceitos de decoração e enriquecendo projetos contemporâneos.

Existem inúmeros ambientes que possuem elementos retrô em sua decoração, mostrando que é possível unir tradição e modernidade em um só espaço. A Hometeka gosta muito de alguns projetos que apresentam essa característica e, por isso, reunimos alguns deles para você saber mais sobre como inserir o retrô nos ambientes.

Apartamento no Edifício JK | Gislene Lopes

Apartamento no Edifício JK, por Gislene Lopes

Assinado por Gislene Lopes, o apartamento encontra-se em um dos prédios mais emblemáticos da capital mineira, projetado por Oscar Niemeyer em 1952.

Mantendo os tacos originais e investindo em peças assinadas pelo casal Eames, grandes nomes do design moderno, o trabalho da arquiteta mostra móveis, cores e materiais de construção do espaço equilibrados com aspectos modernos, como linhas retas e simples, a um estilo retrô mais divertido e colorido.

Camden Apartment | JJ Locations

Camden Apartment, JJ Locations

Localizado em Camden, um dos bairros mais boêmios de Londres, esse apartamento é repleto de detalhes inusitados e intimistas, como uma banheira na sala de estar e, talvez sua característica mais única, uma cama suspensa abaixo de uma claraboia.

O Camden Apartment une móveis retrô de madeira e pontos de cor equilibrados a um estilo industrial e, com sua decoração e design alternativos, faz jus ao bairro do qual faz parte.

Aesop | Studio KO

Franquia da Aesop em Londres

A Aesop é uma rede de cosméticos que faz sucesso no Reino Unido e possui uma série de franquias espalhadas pelo mundo. Ao abrir mais uma no distrito de Marylebone, em Londres, optou-se por dar continuidade ao contexto urbano da loja, inserida entre ruas modernas e casas tradicionais. Para tanto, o escritório adotou o estilo vintage ao recuperar a planta original da casa e adicionou elementos mais contemporâneos, que dão o caráter retrô ao local.

Veja também:  Plug Design: produção familiar, pai e filha, woodworker e arquiteta.

Assim, foram reunidos tijolinhos aparentes com luminárias modernas e peças de madeira de demolição, gerando um ambiente sóbrio e acolhedor.

Padaria Przystanek Piekarnia | Maciej Kurkowski

content_Przystanek_bimbon03

Presente na mesma família há gerações, essa padaria tem seu design assinado por Maciej Kurkowski. São percebidos traços industriais no estabelecimento através da tubulação elétrica aparente e forno industrial, além de uma grande atenção aos detalhes, com lâmpadas inspiradas nos desenhos de Thomas Edison e azulejos em branco fosco, que passam uma maior sensação de limpeza ao ambiente.

Cafein Bistro | Kolorama + Bloogarden

Cafein Bistro, cafeteria colorida na Polônia

Facilmente notada por quem passa, essa cafeteria multicolorida na Polônia atende de forma envolvente ao anseio dos clientes por um estabelecimento reconhecível, equilibrando cores vibrantes e tons pastel em suas paredes e mobília, que descansa sobre outro toque retrô do ambiente: pés-palito.

DPS Kindergarden School | Khosla Associates

DPS Kingerdarden School, centro de ensino na Índia

E como não falar sobre os queridinhos tijolos vazados e cobogós? Materiais acessíveis e bonitos, eles foram parte importante do desenvolvimento do projeto da DPS Kindergarden School, que, pela proposta de ser um centro de ensino presente em toda a Índia, precisava de uma expressão arquitetônica simples.

Dar um toque retrô aos ambientes é muito interessante para criar lugares incríveis com simplicidade, seja para inovar ou apenas para solucionar uma questão estrutural. O que você achou da ideia? Tem alguma dica sobre como decorar no estilo retrô? Compartilhe com a gente nos comentários!

Ana Júlia Caires

Naju está em constante movimento e busca equilíbrio nas palavras.| anajulia@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon