Os tons pastel – pois é, a nossa redação também ficou chocada quando descobriu que o certo é “tons pastel” mesmo – apareceram pela primeira vez na França. A partir do clareamento de cores puras, as tonalidades resultantes eram suaves e amenas. A doçura das cores obtidas transmitia conforto e elegância – e, por isso, toda a corte francesa passou a seguir a tendência dos tons pastel dali em diante.

cena de Maria Antonieta - Sofia Coppola, 2006
cena de Maria Antonieta – Sofia Coppola, 2006

Alguns séculos depois, os tons pastel, agora batizados de candy colors, estão de volta e a Hometeka separou neste guia 6 ambientes para te inspirar a trazer mais suavidade para sua casa.

Ao contrário do que diz o senso comum, um tom pastel pode ser claro ou escuro – o que os caracteriza é a baixa saturação.

Observe, por exemplo, o ambiente acima. Podemos notar tons de azul, roxo, cinza e até mesmo marrom – no entanto, nenhuma dessas cores sobrecarrega o ambiente ou tira a suavidade do cômodo.

Mas tome cuidado: candy colors são amenas, mas isso não significa que elas podem ser usadas de qualquer maneira e combinadas com qualquer outra cor. Estar atento à paleta de cores do seu ambiente é fundamental para garantir equilíbrio e para que seu cômodo fique visualmente agradável.

Para não carregar demais o ambiente, o branco é o elemento ideal para balancear e equilibrar as cores. Por isso, procure combinar tons pastel com bastante branco. Para isso, você pode apostar em uma parede branca e preencher o seu ambiente com mobília colorida.

Note que, no ambiente acima, as cores aparecem principalmente na mobília e nos objetos de decoração, contrastando com o tom claro da parede.

Mas as paredes também podem ganhar vida. Na imagem acima, o azul claro garante conforto e suavidade para a sala de estar – e, nesse caso, os objetos de decoração e a mobília se encarregam de trazer o branco para o ambiente.

Tons pastel, quando aplicados na parede, criam uma base suave e sofisticada para o ambiente. Por serem cores mais discretas, transmitem calma e, dessa maneira, são ótimas opções para espaços de relaxamento da casa – como quartos, salas de estar e salas de TV.

Veja também:  Mês do orgulho LGBTQIA+

O design escandinavo é um estilo de decoração que recebe bem as candy colors. Já que as cores predominantes dessa tendência são o preto e o branco, fica fácil inserir tons pastel na decoração.

Na verdade, as candy colors são ideais se a intenção é colorir um pouco o ambiente escandinavo – nesse estilo de decoração, é importante manter o minimalismo e a suavidade. Aqui, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre design escandinavo.

Não tenha medo de arriscar: as Candy colors podem funcionar também em ambientes com cores um pouco mais saturadas. É só definir a paleta de cores do seu espaço para deixá-lo visualmente agradável.

Note que, no ambiente acima, o amarelo da parede tem grande destaque. No entanto, as demais cores presentes na decoração são todas mais suaves e seguem uma lógica de cores que equilibra a energia do amarelo da parede com os móveis em tons discretos.

Decorar um ambiente apenas com tons pastel pode deixar o espaço monótono. Para romper com a mesmice, aposte em materiais naturais – texturas inesperadas trazem modernidade ao ambiente.

Objetos de madeira, por exemplo, quebram a suavidade criada no espaço, de modo que um toque rústico seja dado ao ambiente delicado, sem estragar a harmonia do local. Mas pedras, tijolos, couro e plantas também são bem vindos.

As candy colors são ótimas aliadas se você pretende levar elegância e suavidade para o seu ambiente de forma versátil – dá para criar um espaço vintage ou manter um cômodo moderno. Aposte nos tons pastel para deixar sua casa com a sua cara :)