A produtora Monstro Filmes fez uma coletânea animada de 5 obras arquitetônicas de destaque em São Paulo como forma de homenagear a cidade. A animação São Paulo: 5 grandes construções retratada obras como o edifício MASP, Martinelli, Banespa, Copan e o Unique.

Confira abaixo a animação que recria cada uma das obras:

Depois da versão em 2d, talvez você se interesse pela história de cada uma das edificações da terra da garoa. Saiba mais um pouco sobre cada uma a seguir:

MASP_bimbon


MASP – Museu de Arte de São Paulo

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o MASP possui 11 mil metros quadrados, divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros. Com um acervo de mais de 8 mil obras, o edifício – inaugurado em 1968 – é um dos mais importantes museus do mundo, tendo sido tombado em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O MASP levou 12 anos para ficar pronto, e as colunas só foram pintadas de vermelho em 1990, obedecendo ao projeto original de Bo Bardi.

Edifício Martinelli
Edifício Martinelli

Inaugurado em 1929, o edifício Martinelli – encomendado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli – possui 105 metros de altura, 30 andares e foi considerado o maior arranha-céu do país até 1947. Projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, o prédio foi abandonado na década de 50 e passou a ser ocupado por moradores de rua, sendo revitalizado pela prefeitura da cidade apenas em 1975.

Atualmente, o Martinelli abriga estabelecimentos comerciais, além da Secretaria Municipais de Habitação e Planejamento e a sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Banespa
Banespa

O edifício-sede do extinto banco Banespa possui 161 metros de altura, 35 andares, 900 degraus e 1119 janelas. Inaugurado em 1947, o prédio era considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo, Com mais de meio século de existência, o edifício projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral sofreu poucas alterações externas, e alguns espaços internos foram tombados para preservar a memória da cidade.

Veja também:  Materiais que Aquecem

Edifício Copan

Edifício Copan

Projetado pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio de geometria sinuosa é considerado o maior edifício residencial da América Latina, com 115 metros de altura, 35 andares, 2 subsolos e cerca de 1160 apartamentos distribuídos em 6 blocos. O projeto foi apresentado por Niemeyer em 1951 para a comemoração dos 400 anos da cidade em 1954 – no entanto, a obra ficou parada até 1957 por falta de recursos e só foi concluída em 1966.

Hotel Unique

Hotel Unique

A obra mais recente da lista foi construída em 2003 pelo arquiteto Ruy Ohtake. A ousadia arquiteônica do Hotel Unique – com estrutura em formato de barco – faz com que o edifício se tornasse referência em São Paulo, além das grandes janelas circulares nos 105 quartos com vista panorâmica da região dos Jardins.

 

Uma trivia? O vídeo da produtora é baseado na criação de Al Boardman, que também selecionou os 5 prédios que mais se destacam na linha do horizonte de Chicago:

Gostou? Veja outra animação interessante sobre arquitetura e construção no post: O que é BIM?