Antigamente, a palavra deck referia-se aos decks encontrados em navios. Hoje é uma solução extremamente valorizada para dar mais vida a um ambiente e trazer a ele elementos da natureza.

Os decks podem ser compostos de porcelanato, piso cimentício e plástico, mas o material original é a madeira que, por ser quente, traz aconchego e conforto para um ambiente – principalmente em áreas com azulejos, pisos de porcelanato ou que utilizam cores frias.

Saiba quais são as melhores formas de usar o deck na sua casa ou empresa e inspire-se com os modelos mostrados na galeria:

Deck Modular

O deck modular é a forma mais prática de montar o seu deck. Ele possui um sistema de encaixe do tipo “macho-fêmea” feito por uma estrutura de borracha que traz versatilidade para o ambiente e simplicidade no momento da instalação.

Além disso, não é necessário gastar com profissionais para montar o deck e nem haverá necessidade de pregar a madeira para fixá-las. Esses fatores ainda diminuem significativamente o custo total do deck (o conjunto de dois decks modulares está por volta de R$ 80,10).

O uso desse tipo de deck é mais recomendado para áreas externas, como em jardins e piscinas. Por conta disso, é imprescindível fazer a impermeabilização da madeira para que não sofra com sua exposição ao sol e umidade.

Deck tradicional

Uma segunda forma de montar seu deck é usando a madeira comum. O material é recomendado tanto para uso externo – como churrasqueiras e piscinas – quanto para uso interno também. As madeiras mais utilizadas são Ipê, Jatobá, Massaranduba, Angelim e Itaúba. Como a instalação ser mais trabalhosa, é importante chamar um profissional da área para que a montagem seja feita da maneira adequada.

Instalação

Antes de tudo, é fundamental planejar o espaço onde estará o deck. Procure saber as medidas do local e calcule quantas madeiras ou módulos serão necessários.

As tábuas de madeira são vendidas com medidas fixas, mas você pode recorrer a um marceneiro para cortá-las do tamanho desejado.

Para instalar o deck, contrate um profissional para concretar o chão e inserir junto duas madeiras paralelas onde serão perfurados os pregos do futuro deck. Essas madeiras devem ficar um pouco mais altas para que o deck não tenha contato direto com o chão e haja espaço para o fluxo da água.

Veja também:  Com Pallet: decoração estilosa e sustentável

Depois disso, coloque cada tábua ao lado da outra e vá inserindo os pregos – preferira os de inox sem cabeça – ao se encontrarem com a madeira sublocada.

O que encontramos geralmente são decks situados no solo, mas engana-se quem acha que essa é a única maneira de usar decks para deixar um ambiente mais sofisticado e moderno.

Decks podem funcionar muito bem em paredes e também em ambientes internos como salas, lavabos, painel para televisão, estantes e armários.

deck_bimbon_09

Com um deck na parede, por exemplo, é possível instalar um jardim vertical que ocupa pouco espaço e é fácil de cuidar. O importante é usar da criatividade e inovar.

Dicas extras

Instalação de tábuas

Para fazer as tábuas permanecerem juntas, use um lápis para marcar onde a próxima madeira deverá ficar e coloque um prego em cima da marcação. Entre a madeira anterior e o prego insira a outra tábua do deck. Pregue a tábua às madeiras inferiores e então retire o prego suporte. Repita o processo com o restante das madeiras.

Impermeabilização

Você pode utilizar stain ou verniz comum. Entretanto, o stain dará menos trabalho nos cuidados futuros por penetrar na madeira e ser absorvido.

Se você optar pelo verniz, com o passar do tempo será necessário envernizar novamente, além de lixar a madeira antes. Já o stain não precisa desse preparo e acaba por facilitar bastante o processo.

Decoração verde

Plantas em belos vasos combinam muito com a madeira. Por isso, use e abuse do verde em seus decks.

Cavaco

O cavaco são pedaços de madeira seca tratada contra fungos. São uma forma interessante de completar o paisagismo integrando os vasos. Procure cavacos que reaproveitem resto de madeiras utilizadas na construção civil.

 

com informações de Arquiteta Responde, Construindo Minha Casa Clen, Dias a Dois, Assim se Faz, Wikipedia e eHow.

imagens Arquiteta Responde