Mais do que uma tendência, a reutilização de materiais é uma oportunidade de fazer sua parte e diminuir a quantidade de lixo no planeta, além de criar algo único para o seu espaço. Reunimos neste post várias ideias de decoração que utilizam pallets, caixotes e carretéis como matéria-prima, e que podem ser feitas no maior estilo DIY , o popular “faça você mesmo”. Acompanhe as dicas a seguir e inspire-se.

Pallets

Os pallets ou paletes já são mais conhecidos na decoração dos ambientes. Tratam-se de estrados de madeira utilizados em comércios e indústrias para o transporte de mercadorias. Após o uso, a estrutura é simplesmente descartada. Mas, basta um lixamento e uma camada de verniz para transformar pallets em mesinhas de centro, sofás e até camas. É só unir alguns e colocar um colchão e almofadas por cima.

Você pode pegar o material nas ruas, feiras, supermercados e marcenarias. O importante é verificar se os pallets estão em bom estado, se não são frágeis demais ou acumularam fungos e cupins.

E claro, se você não possuir experiência ou tempo para preparar o seu próprio pallet, também tem a opção de adquirir um pronto – considerando questões como acabamento e praticidade, é uma solução mais garantida. A Hometeka possui algumas opções bem legais de pallets para compor puffs, bancos e até mesas. Confira:

Caixotes

A mesma regra vale para os caixotes, que são mais utilizados como soluções de armazenamento. Armários, sapateiras, estantes, criados-mudos, e revisteiros são facilmente montados com a ajuda de um martelo e alguns pregos. Outra sugestão é adicionar rodinhas.

Visite o Mercado Municipal da sua cidade à procura de alguns e limpe-os com água e sabão para tirar qualquer odor. Com uma camada de verniz impermeabilizante, eles também podem ser utilizados em jardins verticais e banheiros.

Veja também:  Com Pallet: decoração estilosa e sustentável

Também temos caixotes disponíveis na Hometeka. Confira as opções utilizadas em estantes e aparadores:

Carretéis

Por fim, os carretéis. Eles são mais difíceis de serem encontrados e, normalmente utilizados por companhias de luz e telefonia para acomodar cabos, podem se tornar banquinhos ou mesas na sua casa. Dependendo das dimensões, é mais prudente contratar um marceneiro para lidar com a peça.

Cavaletes também são uma opção para decorar seu ambiente com criatividade. Eles podem ser usados como estantes, aparadores ou como mesas e escrivaninhas, é só colocar um tampo em cima.

Independente do uso que você vai dar aos materiais, lembre-se de lixar as superfícies para evitar farpas e de aplicar um bom verniz para garantir a durabilidade. Explore a infinidade de acabamentos e cores que estes materiais sustentáveis podem acrescentar ao seu espaço.

Confira mais ideias reunidas na galeria e conheça também o espaço público feito de pallets.

 

com informações de Tudo Orna, Quintal di Casa, Complexo Magazine e Blog Construir.