quarto infantil bimbon

O quarto de uma criança é o ambiente mais importante para ela dentro de casa. É o lugar onde ela dorme, aprende, cresce, descansa e se diverte.

Por isso, é muito importante planejar esse ambiente e decorá-lo para que ele satisfaça as necessidades infantis – além disso ainda é preciso que ele seja confortável, divertido e que estimule a criatividade e os sentidos dos pequenos.

Seja você um pai ou mãe de primeira viagem que está perdido ou um familiar já cheio de experiência, a Hometeka preparou uma coleção com dicas e itens que irão te ajudar a pensar no quarto infantil de maneira completa, segura e com muito estilo.

Conheça as dicas a seguir e inspire-se com as imagens na galeria acima.

Segurança

quarto infantil bimbon

Uma criança ainda não possui noção do que é perigoso e pode a machucar. Por isso, é fundamental que você pense nisso por ela.

A segurança dos seus filhos é fundamental dentro de um ambiente que deve ser seu porto seguro.

Algumas providências a se tomar são usar um protetor de tomada para evitar choques de dedos curiosos, protetores de quinas para dores indesejadas e grades em beliches para o sono não acabar em um pesadelo.

Mobiliário

quarto infantil bimbon

Como já falamos, o quarto de uma criança é um cantinho que precisa oferecer segurança e bem-estar. Por isso, pense em um quarto com móveis confortáveis e seguros, sem se esquecer do jeitinho do seu filho na hora de escolher o design e o estilo desses itens.

Independente da idade da criança, invista em móveis de boa durabilidade e com as quinas arredondadas para evitar acidentes. No caso de mesas de desenho e cadeirinhas, é importante que a altura seja adequada, para que o pequeno não fique com dor nas costas e possa apoiar os seus pés no chão sem esforço.

Almofadas e roupas de cama

Além de super charmosas, as almofadas ajudam a criar um ambiente confortável e macio para a criança. Se a criança ainda não tiver passado dos 3 anos de idade, por exemplo, uma almofada bem fofa e divertida na cama pode ajudá-la a dormir sozinha com mais tranquilidade.

No caso das roupas de cama, dê preferência aos que levam algodão na composição. Além de mais macios ao toque, eles também são mais frescos – assim, a criança sente menos conforto durante a noite nas épocas mais quentes do ano.

Sair do clichê

quarto infantil bimbon

Não é porque sua filha é menina que o quarto precisa ser rosa e de princesas ou porque é menino que deve ser sobre carros.

É claro que se for isso que seus filhos desejam em seus quartos, invista! Mas há outras formas mais criativas e diferentes de decorar o quarto de uma criança.

Na hora de escolher as cores, os materiais e a temática do ambiente, pense no que mais combina com a personalidade do seu filho, independente se ele for menino ou se for uma menina. Assim, se sua criança gosta muito de um desenho animado, por que não estilizar o quarto usando essa inspiração? Se a criança é desde pequena apaixonada por animais ou, talvez, pelo espaço sideral, isso ficará incrível na decoração.

Tapetes

quarto infantil bimbon

Os tapetes são um acessório muito importante na decoração de um quarto. Eles contribuem para deixar o ambiente ainda mais confortável e gostoso para a criança, principalmente os de fibra, que são mais fofinhos.

Na hora de comprar o melhor tapete, pense em duas questões: no estilo da decoração do quarto e que seu filho passará muito tempo sentado no chão sobre ele.

Quartos lúdicos

quarto infantil bimbon

Já que os quartos infantis não servem apenas para dormir, nada mais justo do que criar um ambiente onde a criança possa ter seu momento de diversão.

O estilo lúdico é uma aposta cada vez maior e investe muito na decoração, já que essa também ganha funcionalidade e interatividade. Com um quarto lúdico e divertido, nenhuma criança sentirá falta de um parquinho ou passeio nos dias chuvosos.

Alguns exemplos para se usar em quartos inovadores e totalmente criativos são: cama beliche com área de lazer embaixo, escorregador para descer da cama, escalada na parede ou na cama, camas divertidas e cabanas.

Nas paredes

Papel de parede

quarto infantil bimbon

O material é uma ótima opção para quartos infantis. Entre suas vantagens estão:

  • inúmera quantidade de texturas e cores;
  • facilidade para aplicar, podendo você mesmo fazer isso;
  • praticidade também para remover, já que as crianças crescem rápido e seus gostos tendem a mudar na mesma velocidade;
  • o material é de fácil limpeza e manutenção.

Existem ainda três tipos de papel de parede: os vinilizados, com camada vinílica e vinílicos de algodão e PVC. Para saber mais sobre cada tipo e conhecer as melhores dicas e ideias de papéis de paredes, confira esse post.

Pôsteres e quadros

Veja também:  Por que você deveria usar lâmpadas LED no jardim da sua casa

Outra opção incrível para personalizar quartos infantis (e também os adultos) são os pôsteres e quadros. Além de divertidos e fáceis de aplicar e remover, é possível encontrar uma infinidade de temas, formas e cores – tudo depende da sua criatividade e da cara que você deseja dar para o quarto do seu filho.

Essas duas opções são parte fundamental da decoração do ambiente. Figuras geométricas, frutas, objetos do dia-a-dia da criança e animais são ótimos temas para quadros e pôsteres, pois a criança aprende a reconhecer o que está desenhado e cria um carinho especial pelo seu próprio quadro.

Apenas tinta

quarto infantil bimbon

Contratando um profissional ou pintando você mesmo, não há restrições quanto às cores a serem usadas. O quarto de uma criança pode ser pintado desde cores em tons pastéis, passando por cores mais vibrantes ou até o famoso preto e branco. E, sim, a última combinação cai muito bem em quartos infantis.

O mais importante aqui é a escolha do tipo de tinta a ser usada. Existem muitas tintas no mercado da construção que são sem cheiros e, apesar do cheiro existir no momento da aplicação, ele desaparece depois de três horas. Esse é um dos mais recomendados para não causar irritações à criança.

quarto infantil bimbon

Outro tipo são as tintas laváveis, para que sua criança possa usar as paredes como tela para pintar suas obras de arte – isso deve ser muito bem-vindo, já que o desenho estimula a criatividade e imaginação do seu filho. A Coral torna isso possível com suas tintas da linha Super Lavável.

Parede lousa

02-PAREDE-LOUSA-3-1024x682

Essa é uma forma ainda mais criativa de dar espaço para a criança deixar a imaginação fluir nas paredes. A parede lousa é uma forma de decoração dinâmica que pode ser personalizada a qualquer momento e dá um toque de criatividade aos ambientes.

Para criar uma (ou mais) no quarto da sua criança existem dois métodos: com papel autoadesivo ou com tinta. Conheça o passo-a-passo de cada um neste link, além de inspirações e preços.

Brinquedos

Nada melhor do que um brinquedo colorido, cheio de formas e possibilidades para estimular a criatividade e desenvolvimento motor e cognitivo de uma criança. Para crianças menores, ainda com pouco entendimento do que pode ou não ser levado à boca, dê preferência aos brinquedos maiores, com encaixes fáceis e produzidos com material atóxico ou macio.

quarto infantil bimbon

Bonecos e animais de crochê também são boas opções para brincar, além de servirem como companheiros para a criança.

Para crianças maiores, os brinquedos podem ser mais elaborados, com formas variadas que exigem mais criatividade da criança para brincar e criar histórias.

Os bloquinhos de LEGO, livrinhos e figuras de animais são opções funcionais – além de decorativas, são brinquedos lúdicos para os pequenos.

Organizadores

Depois da diversão, é preciso ter um lugar específico para guardar os brinquedos dos pequenos. Baús e cestos são ótimas opções, principalmente se forem acolchoados – assim, a criança não se machuca ao tentar pegar um de seus pertences sem a ajuda de um adulto.

Nichos, prateleiras e caixas

No quarto de uma criança você pode investir nesses três, principalmente em caixas para seus filhos guardarem brinquedos, livros, jogos e mais coisas. Fora isso, todos eles, além de servir para a organização do ambiente, têm função decorativa.

Além disso, sua distribuição deve ser bem pensada, já que devem oferecer o acesso fácil à criança. Já prateleiras e nichos com quadros, porta-retratos e objetos decorativos não entram nessa regra.

Recém-nascidos

Tudo o que você já leu acima é ainda mais importante no caso de recém-nascidos. Como são sensíveis, a segurança e o conforto devem ser redobrados, e a decoração do ambiente deve ser pensada nessa fase tão especial do crescimento do seu filho.

Algo a se tomar cuidado são as cores a serem usadas na parede. O recomendado são cores claras, como tons pastéis e suaves de bege, azul, verde, amarelo, rosa e por aí vai. A partir disso, você pode investir em desenhos, adesivos, papéis de parede, pinturas estilizadas, entre outros. Mas pense sempre que o espaço deve ser calmo e sereno.

Dois detalhes na decoração devem ainda ser adicionados: uma poltrona para o momento de amamentar o bebê e um trocador de fralda.

 

imagens via House and Gardenaprendiz de viajantequotescasa.com.brHomedecorplans.comshovanVanessa Pitilotetudo sobre mãeDiversaliaO sapo e a princesaHappy ModernAteliê DGadki Pracujacej MatkiinterioresTudo Interessantecoisa de mãeCatraca LivreBigolinVitaminaConstruindo minha casa cleanBox da MariEspaço Decorado.