A chegada de um bebê é uma grande mudança na vida de um casal e, consequentemente, na decoração da casa também. Além de quartos funcionais para facilitar os cuidados com os pequeninos, os papais e mamães sempre querem dar um toque especial para o cantinho do filhote. Reunimos neste post sugestões de decoração no estilo DIY para você se inspirar e enfeitar o quarto do seu bebê de maneira prática e criativa. Confira as dicas a seguir.

Quadros de aros de bordado

Os aros de bordado podem servir como bons quadros para enfeitar o cantinho do seu bebê: insira o tecido no aro e recorte a sobra do pano, fazendo o contorno circular – como se o aro fosse uma espécie de molde. É possível fazer quadros de vários tamanhos e o resultado é muito fofo!

 

mala para decoração de quarto

Porta-treco de mala

Uma mala antiga pode ser usada para guardar alguns itens que não combinam com o restante da decoração do quarto – cobertores, toalhas, pacotes de fraldas, entre outros. Podem ser colocados debaixo do berço ou, no caso de mais de uma mala, é possível empilhá-los e fazer uma espécie de mesinha de apoio.

    

assoalho antiquity demolição | poltrona jurerê – jatobá | tinta acrílica fosco premium 

Letreiro de fio ou arame

Sabe aquele fio antigo do seu computador que não funciona mais? Ou o arame que sobrou da última reforma? Que tal reaproveitá-los para fazer um letreiro com o nome do seu bebê? Dobre o fio fazendo o formato das letras que compõem o nome do neném e prenda-o na parede com alguns pregos. Dá ate pra encapar o fio com um barbante colorido e enfeitá-lo depois. Lembre-se: no caso do fio, é preciso que ele seja maleável.

Proteção para trinco de porta

Uma maneira simples de evitar que seu bebê acorde enquanto você entra no quarto: um protetor de pano para o trinco da porta. Corte um retângulo de um tecido afofado e costure duas cordinhas em suas laterais, como no exemplo da imagem acima. Encaixe as cordinhas nas maçanetas de dentro e de fora da porta, de modo que o trinco não entre mais em contato com a parede. Dá pra combinar a cor ou a estampa do tecido com o restante da decoração do quarto.

Luminária de papel

Uma maneira prática de deixar o quarto do seu bebê bem divertido: montar esferas de papel para funcionarem como luminária. É só encher uma bexiga do tamanho desejado, recortar tiras de papel crepom da cor escolhida, colá-las na bexiga (só até um pouco acima do meio do balão), esperar secar e furar o balão. Depois, é só inserir a lâmpada na esfera. Uma combinação de várias luminárias dá um visual único para o ambiente.

Veja também:  Guia Prático: Ambiente Multifuncional

Móbile de papel

Os móbiles são peças típicas na decoração de quartos infantis. Para dar um toque de originalidade, faça o seu: é só cortar pedacinhos de papel em cartolina da cor e formato desejados, unir os pedacinhos por um fio de nylon ou barbante e dispor os fios em um suporte, que pode ser, por exemplo, um cabide. Nas imagens, temos móbiles de corações.

Estêncil

Aplicar estêncil na parede ou até mesmo nos móveis pode dar mais personalidade ao quarto. Aquelas velhas lâminas de raio-x são ideais para fazer moldes: figuras simples e divertidas podem dar um toque especial à decoração do quarto. Na imagem acima, por exemplo, temos exemplos de aplicações no aparador.

Foto via Closeronline

Foto via Closeronline

Bandeirinhas de tecido

As bandeirinhas, além de divertidas, dão uma boa colorida no ambiente. Dá pra enfeitar a cômoda onde ficam guardados os itens de higiene ou a região do berço do bebê. No mais típico modo de fazer das festas juninas, corte triângulos em tecidos de estampa e cor à sua escolha e cole as peças em um barbante. Estique-as por onde quiser: as bandeirinhas darão um visual super divertido.

Quadro de botões

Delicadeza e diversão: experimente fazer formas variadas com botões para decorar as paredes do quarto do seu bebê. Esse elefante de botões azuis é uma sugestão. Lembre-se de fazer um rascunho ou molde antes de montar o desenho. Use cola quente para aplicar os botões na tela.

Quadro com pegadas

Uma maneira de deixar o quarto do seu bebê com a carinha dele – ou melhor, com o pézinho dele! Além de muito divertido, é um toque bem fofo na decoração: é só pintar a sola do pé do neném e carimbá-lo na tela. Na imagem acima, sugerimos o formato de flor, mas abuse da criatividade!