Kitnets, microapartamentos, quarto e cozinha. Há vários nomes para espaços de 20 a 35 m², e geralmente, um só problema: falta de espaço.

Mas você não precisa sofrer com pouca circulação e mobília tumultuada no seu espaço ou ao projetar o dos seus clientes. Seguindo as dicas certas, é possível otimizar o espaço e deixar seu quarto-e-sala mais amplo e clean. A Hometeka separou neste guia 10 dicas para te ajudar a decorar sua kitnet de maneira funcional e com bom gosto. Confira:

Tons claros

Como se trata de um ambiente extremamente limitado em termos de espaço, cores escuras podem deixar o local denso e sufocante. Por isso, na hora de decidir qual cor usar nas paredes, aposte em tons neutros e de preferência claros.

Isso ilumina e amplia o espaço, além de permitir que os objetos da decoração tenham cores mais ousadas e fortes.

Mas se quiser colorir um pouco mais o ambiente, destaque uma única parede. Escolhendo a cor certa, pode dar um resultado interessante.

Móveis planejados

São uma das alternativas mais eficazes quando o assunto é aproveitar espaço. Como são feitos sob medida, é possível ocupar cada centímetro da habitação, sem que haja desperdício de espaço.

Uma dica útil é procurar encostar a mobília nas paredes. Dessa forma, a área de circulação fica livre e evita que os objetos tumultuem o ambiente.

Piso uniforme

Investir em um único tipo de revestimento para o piso melhora a comunicação entre os espaços da casa.

De preferência, opte por peças lisas, sem desenhos ou texturas. Isso vai ajudar a dar uma unidade ao visual do apartamento, além de também ser uma maneira de ampliar o ambiente.

Portas de correr

As portas de correr são uma das soluções mais recorrentes para economia de espaço. Por não ocuparem espaço na hora de abrir a porta, são a solução perfeita para armários numa kitnet.

Uma outra maneira de aplicar essa dica é usando portas de correr para separar os ambientes. Elas possibilitam criar um pequeno cômodo para sua maior intimidade ou somente para o quarto não ficar cheirando comida na hora de usar a cozinha.

Prateleiras e nichos

Home-Office-Imagem-Abertura-01-1024x675

Abuse de prateleiras e nichos. É uma saída eficaz para otimizar a organização do apartamento.

Podem substituir os armários da casa, bancadas de cozinha ou até mesmo mesas de trabalho. São ideais por serem instalações presas a parede – assim, não interferem na área de circulação da kitnet.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

Verticalidade

Como o espaço é muito restrito, use a verticalidade a seu favor. Aproveite todo o espaço que puder até o teto – principalmente se a kitnet tiver o pé direito alto.

Essa pode ser inclusive uma ideia para instalação das prateleiras e nichos mencionados acima. Quanto mais você aproveitar o espaço vertical, mais compartimentos você terá para organizar o seu ambiente.

Espelhos

Provavelmente o artifício mais usado e mais conhecido para ampliar espaços.

Além de trazerem claridade para o ambiente, os espelhos dão sensação de profundidade e grandeza. Para apartamentos pequenos como uma kitnet, aposte em uma peça grande que ocupe boa parte de uma parede.

Plantas

Em qualquer ambiente, as plantas trazem vida e cor ao apartamento.

Como na kitnet o ideal é optar por cores claras, o contraste do verde com o tom do ambiente dá um resultado interessante.

Para não ocuparem espaço na área de circulação da kitnet, podem ser penduradas nas paredes ou no teto por ganchos especiais. Lembre-se de deixá-las perto da janela para aproveitarem a luz do sol.

Beliche

02

Se a kitnet for habitada por dois amigos, dois irmãos ou se a intenção é ter uma cama extra para receber visitas, opte pela beliche. É possível ter dois locais confortáveis para dormir de maneira funcional e aproveitando o espaço.

Divisores de ambiente

Para deixar o dormitório um pouco mais privado ou separar a sala da cozinha, aposte em divisores de ambientes. Eles podem ser dos mais diversos materiais: desde cortinas até compensados de madeira. Assim, fica a impressão de que o apartamento têm espaço para abrigar vários cômodos diferentes.

Para aproveitar espaço, aposte em móveis multifuncionais. Um bom exemplo são as estantes vazadas, que além de funcionarem como  divisórias, podem ser mais uma alternativa de compartimento para objetos pessoais ou de decoração.

 

imagens via Wilfer Imóveis, Cliquetando, Linea Mobili, Meukitnet, Revista Glamour, Stylowi, Casa Abril, Blog As Linguarudas, 0ty, Assimeugosto, Multarte, Pinterest, Myo Atelier