Referências são tudo – a indústria criativa se faz através de releituras ou diferenciações de ideias já prontas e existentes. A arquitetura e o design de interiores não ficam de fora e também funcionam com base em referências.

Mas com o mundo corrido de hoje, quem tem tempo de parar numa banca e comprar revistas para estar por dentro das novidades da arquitetura e do design?

Nada mais prático, então, do que carregar as referências no seu celular – aqui estão 10 contas no Instagram que todo arquiteto ou designer de interiores vai adorar seguir.

@_zuncho

O dono da conta é um mexicano chamado Daniel Ibarra – além de arquiteto, Daniel é apaixonado por fotografia e registra com sua câmera tudo aquilo que o ser humano foi capaz de modificar ou intervir ao seu redor.

As fotos variam desde construções monumentais até pequenas intervenções artísticas, passando por ambientes decorados. A perspectiva de Daniel é bem interessante e vale a pena conferir os registros fotográficos do arquiteto.

@canarygrey

Wing é de Minneapolis, nos Estados Unidos – além de fotógrafa, é diretora criativa apaixonada por design e com um senso estético apurado (algo que dá para notar pela sua conta no Instagram).

A maioria de suas fotos registra interiores decorados com base nos princípios do design escandinavo (se você não conhece bem essa tendência, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre ela aqui). Suas fotos são inspiradoras para os amantes de ambientes clean e minimalistas.

@carloscopertone

Estética é a palavra da conta administrada por Carlos Copertone. Formado em Direito e especializado em Urbanismo, Carlos registra com uma perspectiva singular detalhes da arquitetura por onde passa.

Amante declarado da simetria, Carlos Copertone faz nascer charme de escadas, janelas, e tetos decorados através de seu olhar fotográfico.

@misselanea

Ana Cortés é colombiana, decoradora e especialista em paletas de cores. Em sua conta no Instagram, publica inspirações para interiores, ideias e combinações de cores interessantes.

A decoradora escolhe as imagens que posta com bastante cuidado – todos os ambientes, detalhes e cores são escolhidos com carinho e, assim, sua conta é toda charmosa. Ana também costuma compartilhar pratos criativos e que dão água na boca.

@dmeek

O dono da conta preferiu não revelar sua identidade nas informações do Instagram, mas o fotógrafo fez um dos projetos mais fofos e interessantes listados nessa matéria: são várias casas ao redor da cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Veja também:  Urda: técnica artesanal milenar dá forma a tapetes com estampas contemporâneas

Não há nenhuma foto de interiores ou de decoração – mas a perspectiva centralizada das fotos das casas dá um charme especial para as construções de Saint Louis.

@decoraid

A Decoraid é uma empresa de design de interiores em Nova York que, além de oferecer serviços de consultoria de interiores, também vende projetos de todos os tamanhos.

Em seu perfil no Instagram, a empresa publica inspirações de interiores de todos os tipos, apostando em tendências de várias épocas – as atuais e as vintage. É um ótimo perfil para se inspirar se a sua ideia é mudar detalhes da sua decoração ou precisa de sugestões para preencher o seu novo ambiente.

@iwanbaan

Iwan Baan é um fotógrafo holandês conhecido por suas fotos que narram a vida e a interação que ocorre com a arquitetura ao redor do mundo. Baan caiu repentinamente na temática da arquitetura quando, em 2005, propôs para o famoso arquiteto Rem Koolhaas que documentaria a construção do China Central Television, projetado pelo escritório de Koolhaas.

As imagens do Instagram variam desde luxuosos interiores até realidades precárias de vilas da China. O registro da arquitetura de locais tão distintos é o que faz a conta de Iwan Baan tão interessante.

@macenzo

De Amsterdã, o fotógrafo Dirk Bakker é apaixonado por design, padrões e arquitetura – e o sua conta no Instagram é prova documental disso.

Bakker é um dos fundadores de uma outra conta igualmente interessante chamada @SeeMyCity – um projeto que reúne imagens de diversas cidades ao redor do mundo. A conta é colaborativa: é só tirar uma foto da sua cidade, usar a tag #seemycity e torcer para que eles escolham que a sua seja publicada.

@otije

Otije (não se sabe ao certo se esse é um nome ou pseudônimo artístico do dono da conta) é um físico e amante da fotografia. Registra perspectivas interessantes de detalhes arquitetônicos e explora ângulos muito interessantes das construções.

Nativo da Espanha, a conta de Otije não tem variação temática – todas as fotos são de prédios e de detalhes curiosos de construções. No entanto, os edifícios registrados são inspiradores, intrigantes e fora do comum.

@hometeka

Pois é, nós também estamos no Instagram! Em nossa conta, publicamos imagens referentes aos conteúdos exclusivos do nosso portal, além de produtos que estão à venda em nosso marketplace.

Compartilhamos também inspirações de design de interiores, arquitetura e outras surpresas – confira e descubra as novidades do Instagram da Hometeka.