Vivência e conveniência: conheça o Markthal

1

Misturar o residencial e o comercial: esse é o principal conceito presente no Markthal, um edifício desenhado pelo escritório de arquitetura MVRDV e com construção liderada pelo desenvolvedor Provast.

O Martkthal é um espaço com 228 apartamentos prontos para moradia e acomoda um ambiente comercial em seus três primeiros andares com um shopping e espaços para comer e beber.

O projeto levou cinco anos para ter sua construção concluída e hoje é o primeiro mercado interno da Holanda.

Localizado no centro da cidade de Rotterdam, o acesso fica fácil através de transporte público. Quem optar por ir de automóvel encontrará uma garagem subterrânea com 1.200 vagas.

É esperado que o Markthal receba entre 4,5 a 7 milhões de visitantes por ano.

Para incentivar isso o projeto se posiciona como aberto e acessível ao público. Isso é expresso fisicamente: o edifício deve ser fechado por motivos funcionais, mas o uso da cortina de vidro traz um aspecto de transparência.

A estrutura do Markthal simula o formato de uma ferradura e foi construída com uma rede de cabos de aço, o que permite resistir a fortes tempestades e é o maior do tipo na Europa.

O revestimento cinza de pedra natural contrasta com um grande colorido no interior do edifício. Os artistas Arno Coenen e Iris Roskam produziram um painel colorido e vibrante na cobertura do salão que virou a maior obra de arte do mundo.

A obra é intitulada “Cornucópia” e mostra imagens de produtos vendidos no local impressas em painéis de alumínio perfurado.

Em seu aspecto residencial o edifício oferece 102 apartamentos para alugar e 126 para compra, sendo que 24 são coberturas.

O tamanho de cada um deles varia entre 80 e 300 m2 e todos possuem vista para a área externa da cidade, alguns de frente para a igreja Laurens, e vista também para o mercado.

Veja também:  Plug Design: produção familiar, pai e filha, woodworker e arquiteta.

Por causa deste segundo contato as partições possuem um vidro triplo à prova de som e cheiro para separar as áreas residenciais das funções alimentares.

Já área comercial é um espaço para o público encontrar de tudo um pouco, desde comida a arte.

A diversidade da cozinha é enorme, indo de “peixe fresco a jogo, de cappuccino a queijo, de comida chinesa a comida holandesa, de sorvete a produções locais, de promoções a um exclusivo slow food”.

Ao todo, são 96 lojas locais e internacionais que o visitante encontra no Markthal.

 

Veja mais:

 

Com informações de Designboom

 

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon