S-house: a casa de vidro

1

Mais do que parece ser apenas uma sucessão de andares, a S-House possui um nível de complexidade inédito. Suas superfícies diagonais acabam-se umas nas outras, produzindo um interessante fluxo entre espaços. O projeto é assinado por Yuusuke Karasawa.

Visite a galeria de imagens acima e continue lendo para descobrir como o design deste curioso projeto funciona:

A S-house representa a ordem e a diversidade simultânea presentes em nossas vidas cibernéticas, criando uma relação dinâmica entre andares e “meios-andares” que são ligados através de um caminho labiríntico de escadas. Compensados em placas do piso trazem consigo outra camada de complexidade para o projeto e oferecem funções adicionais como a criação de diversos espaços onde caberá a criatividade de quem mobiliar a obra.

O resultado que surge dessa ligação é um caminho complicado de circulação que tem início no subsolo e é percorrido até o deck na cobertura – e boa parte deste percurso pode ser visto pelos habitantes de Oomiya (Saitama, Japão), devido à pele de vidro que envelopa o projeto.

Os dois andares da casa foram construídos com materiais como tapete de cânhamo, placas de gesso, telhas cerâmicas e chapas de aço em um espaço total de 103,76 m².

Cada andar acima do solo é revestido em placas de vidro, o que reforça ainda mas o conceito estrutural da casa, além de permitir a entrada de mais luminosidade. Plataformas de 50m² foram projetadas em direções opostas, mas se entrelaçam no centro da residência através da intersecção vertical de planos diagonais e escadas.

Os espaços funcionais também foram bem pensados: o banheiro, local de funções privadas, fica localizado no subsolo da casa e é totalmente fechado. A passagem para o local é feita por uma escada que parte do hall de entrada da casa.

Veja também:  Ateliê Andreas Martorelli: marchetaria com madeira de reaproveitamento

O projeto em si é minimalista – não há cores, apenas a sensibilidade do neutro do branco, que se combina perfeitamente com o uso dos vidros por todos os lados da estrutura arquitetônica. É a contemporaneidade sendo apreciada por dentro e por fora.

 

Veja também:

 

fotos © Koichi Torimura

via Design Boom

 

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Deixe um comentário