Quando as pessoas prestam vestibular, muitas vezes vão para cidades diferentes daquelas em que moram. Com isso, saem à procura de um lugar para ficar e acabam indo morar em pensões, kitinetes ou, na maioria dos casos, em repúblicas; lugares que, geralmente, têm um espaço e liberdade de decoração limitados.

Mas isso não é motivo para não ter uma casa bonita, descolada e até mesmo aconchegante. Muito pelo contrário: às vezes, quanto mais simples, melhor. Por isso, separamos algumas dicas de decoração e produtos para que você se sinta tão bem na sua república quanto na casa dos seus pais.

Otimize seu espaço

Quando você entrar em uma república, é provável que o único local totalmente seu seja o seu quarto, pois, geralmente, cozinha, sala e banheiro são áreas compartilhadas. Assim, você vai precisar dar um jeito de colocar muita coisa em uma área pequena. Para isso, você pode procurar:

Camas com gavetas embutidas

Gavetas embaixo da camavia Pinterest
Gavetas embaixo da cama

Uma ótima opção para guardar livros, roupas de cama e objetos que geram grande volume. Utilizando esse compartimento secreto, você não vai precisar de um guarda-roupa muito grande e poderá ganhar um bom espaço.

Portas de correr

Porta de correr laranjavia Pinterest
Porta de correr laranja

Essa dica vale não só para o guarda-roupas no quarto como também para os armários da cozinha e do banheiro. Portas de correr são ferramentas maravilhosas quando o assunto é economizar espaço.

Cabideiros

Cabideiro de gatinhosvia Meobay
Cabideiro estilizado

Universitários fora de casa nem sempre têm como lavar suas roupas com tanta frequência, então, é importante armazenar de alguma forma aquelas que você já usou mas ainda não estão muito sujas. Para isso, os cabideiros e araras são uma boa opção, pois as roupas ficam penduradas e não formam aquelas montanhas no chão, na cama ou na mesa.

O bim.bon tem opções de cabideiros de diferentes tamanhos, cores e formatos. Confira:

Mesas dobráveis

Mesa dobrável para estudarvia Meu Móvel de Madeira
Mesa dobrável para estudar

Quando você precisar estudar, basta levantar a mesinha e apoiar seus livros, cadernos ou notebook. Quando terminar, você abaixa a mesa e ela ficará ali, na parede e ocupando quase nenhum espaço. Veja algumas opções compactas para otimizar o espaço do seu local de estudos:

Veja também:  Hometeka para time WeWork

Facilite a limpeza

Outra dificuldade que os universitários enfrentam nas repúblicas é a hora da limpeza. Mas isso pode ser facilitado se você selecionar bem seus pertences.

Bibelôs

bibelôsvia SelfThrive
Mesa de estudos

Evite ter muitos objetos pequenos nas mesas e prateleiras, como porta-retratos e peças de porcelana, porque eles acumulam poeira e, por ser necessário limpar um por um, demandam mais tempo na hora de limpar a casa.

Tapetes

Sala de estar

Também é bom evitar tapetes e carpetes na sala e nos quartos, bem como panos para colocar em cima do fogão e da geladeira, pois eles também têm uma manutenção difícil.

Porém, é interessante ter tapetes no banheiro, ainda mais quando ele for compartilhado, para mantê-lo seco e com aspecto de limpo por mais tempo.

Agora, mãos à obra

Depois de garantir o essencial na sua república, que é uma boa utilização e fácil manutenção do espaço, deixá-la com a sua cara ficará bem mais simples. Aqui vão alguns objetos que podem te ajudar nisso:

Papéis de parede

Papel de parede de triângulosvia Oolha Isso
Papel de parede de triângulos

Bonitos e fáceis de instalar e limpar, os papéis de parede podem decorar muito bem um ambiente, ainda mais em repúblicas, onde nem sempre é permitido repintar as paredes com cores diferentes das originais.

Quadros

Quadros na parede do quartovia Falk Art E Decoração
Quadros na parede do quarto

Também são opções interessantes para decorar sua casa de forma simples e bonita. E além dos quadros convencionais, você pode fazer colagens para deixar sua decoração mais autoral, bem como quadros negros artesanais para, além de enfeitar, anotar tarefas diárias e se organizar melhor – olha aí mais uma chance de otimizar seu espaço com um objeto multifuncional.

Nossa loja está repleta de opções legais de quadros e pôsteres para sua república. Confira:

Pintura

Parede brancavia Stocksnap.io
Parede branca

Caso você possa mudar a pintura original das paredes na sua república, utilizar cores claras é uma boa para dar uma sensação de limpeza e expansão dos cômodos.

Agora que você já sabe como organizar sua república, compartilhe as dicas com seus amigos – todo mundo gosta de uma dica ou outra para deixar sua casa melhor ;) E se você conhece mais dicas para facilitar a vida dos universitários na hora de cuidar da casa, compartilhe com a gente nos comentários!